Dia 17 de Março foi divulgada a 19a edição do relatório WebShoppers que “analisa a evolução do comércio eletrônico, as mudanças de comportamento e preferências dos e-consumidores.”

No ano de 2008, segundo dados do Ibope Nielsen, 62,3 milhões de pessoas acessaram a web, de casa, do trabalho ou de lan houses.

Os principais dados do WebShoppers relativos a 2008 são os seguintes: 30% de crescimento no faturamento em relação a 2007;R$ 8,2 bilhões de faturamento;tíquete médio de R$ 328,00;

Em volume de pedidos as categorias mais vendidas são:

  • 17% livros
  • 12% saúde e beleza (inclui cuidados pessoais, perfumes, cosméticos e medicamentos)
  • 11% informática
  • 9% eletrônicos (inclui câmeras digitais)
  • 6% eletrodomésticos

O Brasil já tem 13,2 milhões de pessoas que compraram pelo menos uma vez via web; em 2008, 51% foram do sexo feminino. De todas as pessoas que consumiram via web, 19% delas têm mais de 50 anos de idade.

As principais datas para compras, as já tradicionais, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal, tiveram crescimento nominal em relação a 2007. Interessante notar que o livro, que é o principal produto vendido na web, em nenhuma das datas acima foi o principal.

Eletrodomésticos foi o principal no Dia das Mães; saúde, beleza e medicamentos no Dia dos Namorados; eletrônicos (inclui câmera digital) no Dia dos Pais; brinquedos no Dia das Crianças; informática no Natal.

A expectativa para 2009 é de continuidade no crescimento e, segundo o relatório, estima-se que o número de e-consumidores chegue a 17,2 milhões no fim do ano. A classe C, que já é a maior, com 42% dos e-consumidores deve aumentar mais ainda sua participação.

Sua livraria já está na web?

Jaime Mendes, no blog Livros, livrarias e livreiros.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments