Monnie Nilsson

Em um mundo que cada vez mais troca o papel pelos pixels, as bibliotecas estão se recriando.

Estão se transformando em centros comunitários e em bancos de empregos. Começam a realizar empréstimos de publicações por via eletrônica, e estão divulgando seus serviços de uma maneira que representa um desafio às livrarias comerciais, as quais agora precisarão encontrar maneiras novas de manter a competitividade. E estão até mesmo oferecendo aos visitantes a oportunidade de entrar só para jogar videogames.

Embora a reputação que as bibliotecas continuam a manter como centrais de conhecimento característico da era do livro continue intacta, existem modelos mais novos – modelos que giram em torno de uma experiência mais próxima ao mundo do consumo – que começam a ganhar espaço no mundo da biblioteconomia.

Da mesma maneira que algumas empresas incorporaram a suas operações uma abordagem mais colaborativa, integrando sugestões de funcionários e pedidos de clientes, as bibliotecas também evoluíram de acordo com as influências práticas que recebem. Incorporando novos recursos tecnológicos, elas estão transformando o fluxo de informações que se desenvolve entre a instituição e os usuários em uma via de duas mãos. O serviço que prestam se tornou mais interativo e ganhou um foco muito mais variado do que costumava acontecer no passado.

Algumas dessas ofertas podem ser motivo de surpresa e outras não, mas de qualquer maneira gostaríamos de convidá-lo para verificar por si mesmo o que está acontecendo nesse setor.

Serviços de download
Qual é a novidade: a biblioteca local “digital”.

De que se trata: Recursos e serviços de biblioteca disponíveis online, e acessíveis a qualquer usuário por meio de um cartão de biblioteca.

Quem estaria interessado: As pessoas que desejem obter materiais e/ou recursos de uma biblioteca sem precisar sair de casa.

Onde se pode encontrar: A maioria das bibliotecas oferece muitos elementos de serviço digital. Consulte a sua biblioteca local para se informar melhor.

Na maioria dos casos, só são necessários uma conexão de internet e um cartão de biblioteca válido.

Caso você deseje ler um livro, pode baixá-lo e lê-lo em seu computador. Se preferir um audiobook, não há problema. Pode baixar um título digital em formato WMA ou MP3, ou carregar arquivos de áudio para um CD. Para quem desejar assistir a um filme, downloads também são possíveis. Algumas bibliotecas permitem até mesmo o download de certos arquivos de música.

Esses downloads digitais expiram automaticamente (e avisam o usuário de que deve eliminar os arquivos em sua máquina para evitar o pagamento de multas por atraso na devolução).

Recursos de negócios
Qual é a novidade: Apoio e informações para empresas.

De que se trata: Acesso a ferramentas de pesquisa de negócios de alto nível e a materiais especializados de referência para empresas.

Quem estaria interessado: Todos aqueles que estiverem se preparando para abrir uma empresa, ou que estejam tentando promover o crescimento de suas companhias; também, pessoas interessadas em pesquisas de negócios.

Onde se pode encontrar: A maior parte das grandes bibliotecas municipais e das bibliotecas centrais de distritos oferecem acesso a muitos bancos de dados de negócios. Muitas bibliotecas de menor porte e filiais de grandes bibliotecas oferecem o mesmo tipo de serviço. Verifique se estão disponíveis na biblioteca mais próxima de sua localização.

Detalhes: Por exemplo, a Biblioteca Pública de Denver oferece o BizBoost, um serviço de assistência para a pesquisa de soluções de negócios. Os especialistas em materiais de referência empresariais que trabalham para o serviço podem ajudar a responder questões de negócios ou demonstrar de que maneira um usuário pode empregar os poderosos bancos de dados de negócios disponíveis, a exemplo do ReferenceUSA – o qual permite que os usuários descubram, por exemplo, o número de consultores publicitários que trabalham de escritórios caseiros em um determinado código postal, ou quantas empresas de varejo estão localizadas em uma determinada área geográfica e têm, ao mesmo tempo, 10 ou menos funcionários, um endereço de e-mail e pelo menos uma executiva mulher.

O BusinessDecision é outro pacote de banco de dados de alta qualidade, capaz de executar análises sofisticadas como a identificação de padrões de consumo em base domiciliar, selecionar uma combinação de táticas de marketing, analisar concorrentes e descobrir como direcionar campanhas de mala direta. Esses e outros bancos de dados podem ser utilizados por acesso remoto de qualquer computador instalado na biblioteca, por usuários que disponham de cartões de biblioteca válidos.

Verifique o site de sua biblioteca local para descobrir que recursos estão disponíveis em sua área, ou use seu acesso para utilizar os serviços mencionados acima.

Compras gratuitas
Qual é a novidade: O novo modelo de biblioteca “de varejo” ou “livraria”.

De que se trata: Uma biblioteca cuja disposição física, estoque e serviços se assemelham aos oferecidos por uma livraria.

Quem estaria interessado: As pessoas que gostam de best sellers e de livros de lançamento recente, aquelas que apreciam a atmosfera de uma boa livraria ou aquelas que acreditam que a combinação entre livros e café é deliciosa.

Onde se pode encontrar: Muitos distritos de bibliotecas em grandes áreas metropolitanas e serviços de bibliotecas municipais que foram projetados de acordo com esse modelo.

Detalhes: Muitas vezes localizadas em ou perto de grandes centros de varejo, as bibliotecas construídas no “modelo livraria” contam com forte acervo de livros, discos e DVDs novos. Nessas bibliotecas, o clima jovem é evidente, e não se vê muita poeira e mofo. Cópias múltiplas de best sellers estão expostas em estantes de visual atraente, da mesma maneira que um usuário encontraria em uma livraria. Todos os materiais são gratuitos e, para as pessoas que têm forte necessidade de cafeína, o modelo muitas vezes inclui cafés instalados como parte da biblioteca.

Procure um emprego
Qual é a novidade: Informações sobre empregos e carreiras.

De que se trata: Assistência na preparação de currículos, informação sobre empregos, testes preparatórios.

Quem estaria interessado: Qualquer pessoa que esteja procurando emprego ou interessada em mudar de carreira.

Onde se pode encontrar: Na biblioteca pública mais próxima de sua casa, ou no site dela.
Detalhes: Em meio a uma recessão como a atual, a busca de empregos, e a assistência para preparar currículos e aos estudos para testes educacionais e de emprego se tornaram necessidade para número cada vez maior de pessoas. Aulas, testes, oportunidades de emprego e links para sites de emprego estão disponíveis gratuitamente na maior parte das bibliotecas públicas.

Além disso, se você está planejando passar por um exame de admissão universitária ou de curso de pós-graduação (ACT, SAT ou GRE), obter seu diploma de equivalência de segundo grau (GED), prestar exame para o serviço civil ou obter licença para trabalhar em setor específico, muitas bibliotecas oferecem testes práticos gratuitos por meio de um banco de dados online chamado Learning Express Library. Os usuários recebem resultados instantâneos para os testes e podem se conectar de casa.

Explore seus interesses
Qual é a novidade: Ainda mais eventos e cursos.

Quem estaria interessado: Qualquer pessoa interessada em aprender algo de novo.

Onde se pode encontrar: Listas de eventos e cursos estão disponíveis na seção de eventos de sua biblioteca, ou consulte a biblioteca local.

Detalhes: Além de cursos de alfabetização e de leitura, bibliotecas oferecem exposições de arte, cursos sobre encontros online, shows, filmes, mostras de carros esporte e cursos de tricô.
A maior parte das bibliotecas distritais e municipais oferecem exposições temporárias gratuitas de arte e história.

Para os adolescentes
Qual é a novidade: Jogos.

De que se trata: Sessões e torneios de videogames e jogos interativos.

Quem estaria interessado: Adolescentes e seus pais.

Onde se pode encontrar: Na biblioteca local.

Detalhes: Um dos resultados dos esforços de promover diversidade nas bibliotecas é a tecnologia de videogames hoje disponível nas alas para jovens. A maioria das bibliotecas municipais e distritais agora oferece lugares para que adolescentes joguem videogames. O pessoal dos 11 aos 18 pode participar de desafios e torneios virtuais, e algumas bibliotecas têm funcionários para cuidar desses eventos. O site de sua biblioteca local deve oferecer mais informações.

Apelo aos clubes do livroMuitas bibliotecas criaram programas para clubes de leitura sob os quais um participante pode apanhar diversas cópias de um mesmo livro como empréstimo por seis semanas. A Biblioteca Pública de Boulder, por exemplo, permite 10 cópias por pessoa em seu programa “Books in a Bag”.

Tradução: Paulo Migliacci ME

Fonte: The New York Times / Terra

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments