As mudanças provocadas pelo Twitter no modo como as pessoas se comunicam é motivo de debate há anos, desde que o serviço de microblogs se tornou um dos mais populares da rede. Não demoraria para a Literatura, uma das mais antigas formas de arte interagir com essa nova tecnologia. Mas, se em apenas 140 caracteres mal cabe um haikai, um poema concreto, como essa experiência poderia dar certo. Sintoma desses tempos pós-modernos, tudo se ajeitou e hoje, existem várias pessoas, em diversos níveis de sucesso usando o Twitter para postar seus textos.

A Festa Literária Internacional de Porto de Galinhas, a Fliporto, já anunciou para este ano, seu concurso de literatura no Twitter. Sinal de como o site é influente é que nos anos anteriores, o mesmo certame era feito com textos enviados por mensagens de texto, chamado de “Literatura no celular”. Os participantes precisam postar um texto de caráter literário nos minguados 140 caracteres da página. Mas a tendência não é nova. O projeto 140 letras recebeu mais de 1800 microcontos cadastrados em um concurso realizado no início do ano passado. A inscrição era bem simples. Para participar, bastava postar usando a hashtag #140.

– Os vencedores do #140letras do ano passado
@bellameneses: Ela queria alguém sem consciência, sem clemência, com importância, com arrogância, com prepotência e com potência. Muita potência.
@Cerquize: Tudo que seu chefe pedia, o contorcionista fazia com o pé nas costas.
@clarissafelipe: Ela lembrou de não ter pensado em nada antes de tomar aquela decisão. Essa lembrança explicou muito da sua situação atual.

Dos cerca de 80 milhões de usuários cadastrados na página, alguns se dedicam a criar uma experiência que vá além da simples pergunta. “O que está acontecendo”. Chega a ser interessante o debate, “mas o que está sendo postado, já não é, por si só, literatura”? Algumas timelines são tão inspiradas que poderiam se transformar em livros tradicionais. Outros apelam para o humor, como os perfis @microcontoscos e @OCriador, assinado por ninguém menos que Deus. Os dois tem seguidores que passam dos 30 mil.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments