Nos dias 4 e 5 de novembro (quinta e sexta-feira respectivamente), das 9h às 17h, a Praça da Sé em São Paulo receberá mais uma vez a Caravana da Leitura.

Criado pelo escritor e o produtor cultural Laé de Souza, o trabalho tem como objetivo favorecer o acesso amplo ao livro, por meio da oferta de diversas obras literárias a um valor simbólico de R$1,99.

O trabalho, que vem sendo realizado em todo o país, monta sua tenda na Praça da Sé para homenagear o Dia Nacional do Livro que ocorre no dia 29 de outubro. Para o escritor Laé de Souza, a experiência com o projeto Caravana da Leitura, entre outros trabalhos de leitura que ele coordena, demonstra claramente que o problema do brasileiro não é a falta de vontade de ler. Mas, sim muitas vezes, a dificuldade de acesso pelo preço do livro e a falta de incentivo. “No Grupo Projetos de Leitura não trabalhamos com fins lucrativos. Ao adotar essa estratégia de livros vendidos em locais públicos com um valor simbólico, buscamos o contato direto com um grupo de pessoas que muitas vezes não entram em uma livraria por acreditar que não terão condições de sair de lá com um livro nas mãos”, pontua. Para Laé de Souza, o mais importante é disseminar o hábito da leitura e assim alcançar o objetivo de formar cada vez mais leitores.

Como funciona o projeto
Para realização das atividades uma tenda é montada em praça pública, com a exposição de muitos livros. Como numa feira livre, além de estudantes convidados para o evento, as pessoas podem circular, pegar e obter orientações de uma equipe multidisplinar que auxilia aos leitores na escolha das obras. A ideia da tenda é aproximar as pessoas de forma livre e sem compromisso, permitindo que elas sintam-se parte integrante desse grande movimento em prol da leitura.

Sobre a Caravana da Leitura
O projeto é aplicado desde 2004, em parceria com as prefeituras, apoio do Ministério da Cultura, patrocinadores, parceiros e envolvimento de professores. Em 2010 a Caravana da Leitura deverá passar por mais de 40 cidades dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro com previsão de distribuição de cerca de 120 mil livros.

Serviço
Programação Caravana da Leitura
São Paulo -SP
Dia 04 e 05 de novembro
Das 9 às 17h
Local: Praça da Sé – Centro
Mais informações no site.

Fonte: Rede Notícia

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments