Professores e estudantes têm um ótimo programa a partir desta sexta-feira, até o dia 12 de novembro. Mais de 100 atrações literárias movimentarão a cidade durante o evento Paixão de Ler, que vai homenagear o poeta Ferreira Gullar, presente an abertura do evento em um bate-papo com o escritor Antonio Carlos Secchin, no auditório da Biblioteca Nacional, no Centro do Rio.
No sábado, o destaque fica por conta da Ocupação Poética que acontece o no Parque das Ruínas, em Santa Teresa, com shows poéticos de George Israel, Arnaldo Brandão e muitos outros. Para completar, o dia termina com um espetáculo de poesia e música com a artista Maria Bethânia, que fará leitura de poemas de escritores de todas as gerações:.
No domingo, as atividades vão acontecer em em vários locais da cidade. Em Copacabana haverá uma sessão de leitura de poemas com música, percussão, performance e distribuição de livros ao público. No final do dia no Arpoador, Ferreira Gullar será homenageado pelo grupo Tambor de Criola.
Nas noites de segunda, terça e quarta, escritores e poetas como Afonso Romano de Sant´Anna, Geraldo Carneiro, Antônio Cícero, Paulo Henrique Britto, Salgado Maranhão, dentre outros, apresentarão as mesas de debate na Biblioteca Popular de Botafogo.
Para completar haverá também intervenções poéticas no Metrô Rio nas estações da Pavuna até Siqueira Campos, com apresentações dos poetas Claufe Rodrigues, Mano Melo e Monica Montone.
PROGRAMAÇÃO PAIXÃO DE LER:
Abertura:
05 de Novembro
Áàs 19h, Biblioteca Nacional – Rua México S/nº- acesso pelo Jardim, Espaço Eliseu Visconti – Auditório Machado de Assis. Encontro Poético com Ferreira Goulart e Antonio Secchin
06 de Novembro
Sábado), de 10 às 20h, no Parque das Ruínas – (Rua Murtinho Nobre 169- Santa Teresa) Tel: 2224-3922/2215-0621. Haverá eventos das 10h até as 17h, exibição de curtas e vídeopoemas, declamação de poemas, dentre outros.
07 de Novembro
11h00 – PERFORMANCE POÉTICA NAS PRAÇAS
Espetáculo:
O Cordel do bicho-papão,com Fátima Café
Teatro de Marionetes Carlos Werneck
Parque do Flamengo (Aterro) – subterrâneo 18 – altura do nº 300 (bar Belmonte) da Rua Praia do Flamengo com Rua Tucumã) – Flamengo. Livre
Espetáculo: “Cidade Maravilhosa” com o grupo Universo dos Bonecos
Teatro de Guignol do Méier
Praça Jardim do Méier (entre as ruas Santa Fé e Arquias Cordeiro) – Méier. Livre
Espetáculo: “Sítio do Pica-pau amarelo” com o grupo Papa Vento Teatro de Animação
Teatro de Guignol da Tijuca
End:Praça Xavier de Brito (praça dos cavalinhos) – Tijuca
Se chover o evento será adiado – Livre
14h30 às 18h30 – PERFORMANCE POÉTICA NA ORLA DO RIO
Orla do Rio
Coordenação: Poesia Simplesmente
Tomada da orla da cidade do Rio de Janeiro pela Poesia. No Leme: em frente à Fiorentina; Posto 6 : Estátua de Drummond, Posto 9 – Ipanema, Posto 11 – Leblon finalizando o evento no Arpoador, ao por do sol com o Grupo Tambor de Criola, homenagem a Ferreira Goulart.
08 de novembro
19h00 – Debate Biblioteca Popular Municipal de Botafogo – Machado de Assis (Rua Farani, 53- Botafogo) Tel: 2551-6911. Coordenação: Geraldo Carneiro. “Arte e Filosofia, o grande sim à vida” com Regina Schopke e Roger Mello.
09 de novembro
19h00 – Debate Biblioteca Popular Municipal de Botafogo – Machado de Assis (Rua Farani, 53- Botafogo) Tel: 2551-6911. Coordenação: Geraldo Carneiro. “A Nova Poesia Épica” com Affonso Rommano de Santana, Adriano Espínola e Geraldo Carneiro.
10 de novembro
19h00 – Debate Biblioteca Popular Municipal de Botafogo – Machado de Assis (Rua Farani, 53- Botafogo) Tel: 2551-6911. Coordenação: Geraldo Carneiro. “Poesia no século XXI” – Antonio Cicero, Paulo Henriques Britto e Geraldo Carneiro
11 de novembro
19h00 – Debate Biblioteca Popular Municipal de Botafogo – Machado de Assis (Rua Farani, 53- Botafogo) Tel: 2551-6911. Coordenação: Geraldo Carneiro. “Poesia Amorosa” com Salgado Maranhão, Ana Paula Pedro e Geraldo Carneiro
 
 
Fonte: O Dia

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments