Quando o Brasil foi escolhido para sediar os Jogos Olímpicos de 2016, o ator Robin Williams fez uma piada sobre os motivos dessa escolha, dizendo que enquanto Chicago mandara Oprah Winfrey e Michelle Obama, o Brasil mandara 50 strippers e meio quilo de pó. Houve uma grande indignação nacional. Diante dela, o comediante brasileiro Danilo Gentili afirmou que deveríamos agradecer por Robin Williams ter feito apenas uma piada em lugar de ter dito uma porção de verdades. E arrematou mostrando o quanto é engraçado as pessoas se preocuparem com a piada que um humorista faça e não se preocupem com o que fazem os políticos nos quais votam.

Tal foi, em palavras de humorista, o tema deste livro: um país que brada contras as consequências, mas se desinteressa das causas. Está tudo errado, mas não mexe. Tamanha incapacidade de relacionar as dificuldades com aquilo que as produz e promover as necessárias mudanças torna impossível dar jeito em gravíssimos problemas estruturais. Somos uma nação que não anda porque se engessou nos próprios erros.

Percival Puggina, em Pombas e Gaviões: uma indispensável leitura sobre política, porque os ingênuos estão na cadeia alimentar dos mal-intencionados. (Age)
Imagem: Internet

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments