Ben Jackson

O que você faria com um livro que só apresenta perguntas? Tentaria lê-lo ou isso o irritaria tanto que você acabaria desistindo?

“Interrogative Mood. A Novel?” [Vontade de perguntar. Um Romance?], do americano Padgett Powell, consiste em nada mais  que 164 páginas de perguntas. Mas parece ter gerado um certo fascínio no mundo dos livros.
Especialistas o descreveram como “quase uma obra-prima” e “inovador e engraçado”. O jornal The New York Times o elogiou por ser “corajoso e divertido”, embora outros o descreveram de maneira menos generosa, classificando-o de “um absurdo”.
O professor Powell afirma que decidiu escrever o livro depois de ficar cansado ao ser bombardeado, dia após dia, com e-mails fazendo-lhe perguntas.
Transcrevemos um pequeno trecho do livro e perguntamos: Ele está “fora da casinha”?
Você gosta de penas? Você já esteve em um atol? Você está familiarizado com o treinamento e manipulação de cavalos? Quando você usa roupa branca, insiste que não tenha nenhuma mancha?
O mundo não era melhor quando “estilista” era uma gíria comum? Falando nisso, quando começaram a fazer manteiga?
Como é que erramos tanto? Não houve um dia nesta terra, quando nem toda alma estava possuída de política suja e interesses pessoais mesquinhos?
Você continua a soprar velas no seu aniversário?
Você teve um tio que foi engenheiro de artilharia em uma guerra? Você está interessado nas nuances de graxa? Você é a favor ou contra canais?
É difícil para você acreditar que os dinossauros voavam? Você sabe a duração média da carreira de um piloto?
Você chupava o dedo? Você gosta de discutir com as pessoas ou não? Você consegue pensar em um instrumento musical útil para cometer assassinato além de uma corda de piano?
Você estudou os dedos moles das lagartixas? Você compreender, com certeza absoluta, como funciona o mercado de ações?
Você navegaria no oceano em um barco pequeno? As pessoas que dizem saber o que é um fractal  ter alguma vantagem sobre aqueles que confessam não saber?
Se pudesse, você seria uma pessoa completamente diferente da que é? Levando em conta esta escolha, você acha que muitas pessoas prefeririam uma mudança ou continuariam sendo a mesma pessoas?

Se você contraísse uma doença que corroesse suas pálpebras, você se mataria?

Você atende o telefone sem saber quem está ligando? Você tem uma TV de última geração?
Que pessoa morta você traria de volta à vida, se pudesse?
Você é a favor de proteger a vida selvagem que ainda existe ou admitiria que há tão pouco que não vale nem a pena tentar?
Um pequeno balão vermelho o animaria? E um cachorro?
Fonte: The Sun 
E aí, você compraria esse livro?

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments