Leslie Cia Silveira – O Liberal

A estudante Luana Nicoletti , 14 anos, do 9º ano, do ensino fundamental da escola Ary Menegatto, é um exemplo a ser seguido. Não é exagero chamá-la de recordista já que em 2010 ela já leu 110 livros. Luana teve uma de suas crônicas publicadas no LIBERAL. Ela é visita assídua da biblioteca da escola e diz que a cada livro aberto, vem à tona o prazer de conhecer mundos diferentes.

“Muitos projetos da escola envolvem o espaço da biblioteca. Com eles, ampliamos o conceito de leitura, enriquecemos o repertório dos alunos, colocando-os em contato com outras linguagens, verbais e não verbais, incentivamos a expressão e estimulamos a criatividade”, revelou a coordenadora pedagógica do ensino fundamental, Claudete Ditão.

Um dos projetos importantes, segundo a escola, envolve o Projel, mantido por meio de uma parceria entre o jornal e a DRE (Diretoria Regional de Ensino). Segundo os gestores e professores da escola, a leitura do periódico e o estudo dos diversos gêneros que circulam no jornal possibilitam melhorar consideravelmente as habilidades de leitura dos alunos.

“Depois de utilizados em sala de aula, os periódicos, como o LIBERAL, são arquivados pelas funcionárias. Temos um acervo do que ocorre na cidade e na região. E isso é importante, inclusive para a própria história da comunidade, contribuindo, também, para a reflexão sobre as mudanças ao nosso redor”, comentou a professora Solange Dota, coordenadora pedagógica do ensino médio.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments