Seis dicas de leituras para combater o sedentarismo, estimular a corrida ou potencializar os treinos de ginástica e musculação

Lívia Machado, iG

Na dúvida entre a musculação, corrida ou ginástica, comece exercitando o cérebro. Entender as estratégias usadas por especialistas para definir o corpo ou eliminar gordura, por meio dos livros, pode servir de estímulo ao propósito de combater o sedentarismo, ou, no mínimo, potencializar os treinos.

Nas livrarias, a autoajuda da saúde faz sucesso. Não raro, ocupam lugar fixo na lista dos mais vendidos. Apropriar-se de experiências alheias para conseguir o tão desejado corpo saudável, ou encontrar uma modalidade pra chamar de sua, pode ser um passo com pouco gasto calórico, mas muito eficaz no longo prazo. O Delas separou seis dicas para incentivar a leitura, e a atividade física.

1) Treino para mulheres
Com um recorte mais especifico, o é um desafio datado para mulheres que desejam diminuir medidas e exibir músculos definidos. Para elaborar o material, o personal trainer José Alexandre Filho, considerou as constantes mudanças e alterações hormonais no corpo feminino. A proposta é transformar o copo em 16 semanas, seguindo à risca um projeto que combina musculação com exercícios aeróbicos. A auto-ajuda fica por conta da história de Fernanda, personagem principal do livro, que encarou os treinos detalhados e depõe em favor da transformação.

Treino para mulheres
José Alexandre Filho e Deborah Bresser
Editora Lua de papel

2) BOA FORMA em 15 minutos
O livro Ginástica Express oferece uma aula caseira de atividade física. A leitura é acompanhada de um DVD com informações e orientações para corrigir a postura, e combater o sedentarismo.

Ao longo dos DVDs aparecem na tela referências às páginas dos livros, onde estão instruções mais detalhadas. As imagens dos DVDs, filmadas de diversos ângulos e acompanhadas de narração e música (opcional), mostram em detalhes a correta execução de cada movimento.

Nos livros, fotos mostram passo a passo a execução dos exercícios e apontam partes do corpo que precisam de atenção especial. Ao final de cada série, um encarte resume todos os movimentos e tenta responder às perguntas mais freqüentes sobre o tema. O material também oferece opções para montar um programa de exercícios mais intenso, e dicas para manter a motivação e aperfeiçoar o desempenho.

BOA FORMA em 15 minutos
Autora: Suzanne Martin
Editora Marco Zero

3) Nascido para correr
Nascido para correr – a experiência de descobrir uma nova vida – é um grande sucesso nos Estados Unidos. A historia do jornalista Christopher McDougall permaneceu durante um ano na lista de livros mais vendidos do jornal The New York Times.

O livro conta a história desconhecida de um povo que habita a região de encostas e cânions, inacessíveis na fronteira mexicana com os Estados Unidos. Eles são os melhores corredores do mundo, superando em muitas vezes a resistência de maratonistas experientes. Com a maior naturalidade, correm distâncias enormes, em condições inacreditáveis para qualquer atleta de elite.

O problema é que – apesar de viver em perfeita harmonia entre seus membros – não gostam da visita de estranhos que quebrem seus ritmos de vida. Para conseguir o contato e a confiança dos Tarahumara, McDougall precisou superar as barreiras físicas e ideológicas dos narcotraficantes da região.

Escrito numa linguagem dinâmica, o livro oferece uma grande aventura aliada a questionamentos pessoais, possivelmente incorporados ou desafiadores aos aspirantes a atletas: até onde pode levar uma corrida?

Nascido para correr – a experiência de descobrir uma nova vida
Editora Globo
Autor: Christopher McDougall

4) Correr é Fácil
O livro Correr é fácil oferece um programa de corrida leve, com avanços graduais. Funciona como uma espécie de guia para novos atletas. Sem deixar de lado a experiência alheia como gatilho motivador, as paginas ainda oferecem depoimentos de pessoas saudáveis que atingiram a boa forma e de outras que superaram problemas emocionais com a ajuda da atividade.

O material ainda inclui um diário de corrida para acompanhar o progresso e atingir maiores distâncias, além de uma sequência de exercícios físicos para o aquecimento e desaquecimento antes e depois do treino.

Correr é fácil
Editora Marco Zero
Autoras: Susie Whalley e Lisa Jackson

5) Para Começar a Praticar Musculação – Guia Introdutório Exclusivo Para Você Entrar em Forma
Para Começar a Praticar Musculação traz informações para o leitor fazer uma auto-avaliação e estabelecer metas para o condicionamento físico. O livro apresenta um programa com níveis de treinamento que vão desde o estágio iniciante até o avançado, combinando trabalho cardiovascular e de resistência muscular.

Sem perder o gancho da estética e nutrição, o material ainda oferece informações sobre dieta e alimentação e as roupas mais adequadas para o melhor aproveitamento da prática de musculação.

Para Começar a Praticar Musculação – Guia Introdutório Exclusivo Para Você Entrar em Forma
Autor: Natasha Wolek
Editora Publifolha

6) O segredo do corpo perfeito – Em 220 perguntas que você gostaria de fazer


Livro oferece 200 respostas para questões relacionadas a alimentação e atividade física. A proposta é quebrar mitos e apresentar verdades relacionadas ao tema. Sugere mudanças de hábitos, e inúmeras dicas para transformar o corpo. Elaborado pela atleta e miss Fitness, Valéria Aprobato, o material tem um forte apelo à pratica da musculação.

O segredo do corpo perfeito
Autora: Valéria Aprobato
Editora Phorte

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments