Brendan Powell Smith tinha 26 anos e acabara de terminar a faculdade quando resolveu vasculhar o porão dos pais. Entre ferramentas e parafernálias empoeiradas, encontrou o que buscava: sua coleção de Lego.

Em posse das peças – uma iguaria lúdica abandonada na adolescência -, Smith rumou para casa, espalhando-as na sala da estar. À diferença de outrora, se imbuíra de missão mais ambiciosa que construir casas e castelinhos. Usaria os tijolinhos para remontar os textos da Bíblia.

Hoje, aos 37, Brendan Powell Smith é o autor de “The Brick Testament’’ (o testamento em tijolo), série de três livros bíblicos narrando a criação do universo, os dez mandamentos e o nascimento de Jesus – todos em Lego.

A coleção, não publicada no Brasil, já vendeu 70 mil exemplares. Foi traduzida para o húngaro, o coreano e outras quatro línguas. Em 2011, Smith vai lançar, nos Estados Unidos, a íntegra do Velho Testamento em Lego, pela editora Skyhorse.

Criado em Boston, no seio de uma família religiosa, Smith diz ter descoberto seu ateísmo aos 13 anos. “Isso me deixou numa situação curiosa’’, disse à Folha de S.Paulo. “Eu era o único a não acreditar em Deus em um lugar onde todos se diziam crentes”.

A escolha, ao invés de o apartar, aproximou-o da religião. “Queria saber se havia algo sobre ela que todos pudessem ver, exceto eu.’’ Ingressando na universidade, Smith decidiu estudar dois assuntos: filosofia e teologia.

“Quis conhecer as origens do cristianismo, para ter argumentos a favor e contra a existência de Deus’’, afirma. Após repetidas leituras da Bíblia, concluiu que o livro estava “cheio de trechos sensacionalistas e dramáticos’’. Resolveu ilustrá-la.

Morador do Vale do Silício, meca das empresas de informática na Califórnia, Smith se dedica integralmente às atividades com Lego. “Isso não faz de mim um homem rico, mas trabalho com o que amo’’, diz. As 422 histórias que ilustrou nos últimos dez anos estão disponíveis no site thebricktestament.

Toda cena é fotografada e, em seguida, desmontada. Smith já usou suas 300 mil peças para montar a Torre de Babel, a Arca de Noé e o Jardim do Éden. Não conseguiu desmontar a Última Ceia: “Eu a fiz no estilo de Leonardo da Vinci. Estava bonita demais para desaparecer’’.

Adão e Eva no jardim do Éden / Gênesis 2:25

 

A expulsão do paraíso / Gênesis 3:24

Construção da Torre de Babel / Gênesis 11:3

Nascimento de Moisés / Êxodo 2:3

Davi se torna rei de Israel / 2 Samuel 5:3

A rainha de Sabá / 1 Reis 10:13

 

 Fonte: Diário do Pará

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments