Lúcia Pires – Diário do Vale

Em pleno século XXI – o do conhecimento informatizado -, um dos principais mentores dessa revolução – Bill Gates – não dispensa a leitura de um bom livro: “Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever – inclusive a sua própria história”, declarou.

E foi pensando na importância da leitura para as pessoas que o professor de Redação e Filosofia Luciano Gonçalves da Silva e sua esposa, Mariângela Ribeiro Dias, resolveram, há quatro anos, compartilhar parte de sua biblioteca particular disponibilizando exemplares de livros dos mais variados assuntos para alunos do Ensino Médio.

No início a proposta era oferecer aos interessados a possibilidade alugar ou comprar livros usados que pertenciam à biblioteca da família, mas o acervo foi crescendo dia a dia e consolidou-se no único sebo de livros de Resende.

– Nós tínhamos umas dez caixas de livros num quarto e resolvemos vender ou alugar. A ideia deu certo, montamos também uma videoteca e alugávamos para os alunos do Anglo (um dos colégios da cidade), depois reformulamos nossa proposta e passamos a alugar DVDs, CDs e livros para comunidade em geral – explicou Mariângela.

Num misto de biblioteca, videoteca, e livraria de novos e usados, o sebo Gregos e Troianos localiza-se no bairro Campos Elíseos e possui, atualmente, um acervo com mais de dez mil livros, quase dois mil títulos de DVDs e aluga cerca de 80 livros por mês, além de emprestar os livros infanto-juvenis gratuitamente como forma de incentivar a leitura entre os jovens.

A gerência fica a cargo do casal e de Maria José Pinto, mãe do professor, que têm a missão de atender aos mais de dois mil usuários cadastrados que procuram livros para alugar ou comprar.

– Nós temos CDs, DVDs, discos de vinil, fitas de VHS, livros novos e usados. Os livros de ensino fundamental e apostilas didáticas nós colocamos para doação. Os temas dos livros são variados, passando por medicina, literatura, filosofia, concurso público, português, francês, inglês, a dicionários – explicou Mariângela, acrescentando que em janeiro o Gregos e Troianos vai entrar para o site Estante Virtual, especializado em venda de livros pela internet.

Para o médico Afonso Maria Abrão, o sebo é um oásis no município.

– Essa é a loja mais legal de Resende. Frequento o sebo há muitos anos. Sou leitor contumaz, aprendi a gostar de ler com meu pai, e sempre freqüentei lojas do tipo no Rio de Janeiro. Fico feliz por este sebo estar resistindo aos anos. Estive recentemente com um amigo em Visconde de Mauá e ele me disse que em Resende não tem loja de livros, então eu o lembrei do Gregos e Troianos e da loja do shopping – contou animadamente o médico, que é usuário do sebo-biblioteca desde sua fundação.

Da mesma forma Stefanie Marreti, de 17 anos e que está cursando ensino médio, freqüenta o sebo há bastante tempo.

– Há dois anos peguei alguns livros emprestados aqui, e não parei mais. Costumo pegar três livros por mês. Aqui é meu porto seguro para leitura – disse a estudante, revelando que troca livros usados por créditos para novos aluguéis.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments