Vivianne Fair
.
Gente, tem algo que anda me preocupando muito! Não só eu, como pude ver…
.
Tem muita gente querendo se aproveitar de parcerias, achando que é só isso “vou fazer um blog para receber livro de graça”. Só um instante. NÃO ESTOU DIZENDO TODOS; ESTOU DIZENDO ALGUNS. Por favor, não entre aqui zangado, viu? De coração! É claro que tem gente que realmente acha interessante criar um blog e expor suas opiniões! Que bom então! ^^
.
O que estou querendo dizer: não posso seguir todo mundo, nem dar livros pra todo mundo. Eu sempre espero para ver se a pessoa leva seu blog à sério. Daí eu sigo, comento e vejo se a minha editora pode mandar livros meus.
.
Todo dia estou recebendo emails dizendo ‘me segue?’ ‘me manda livro?’ Para tudo. Já recebi emails como: “diz como criar meu blog.” “me dá seus contatos de parceria?” etc. Não, não posso! Desculpa! =/ Criar blog demanda tempo explicando (meu filho está criando um pro clubinho dele e está me deixando LOUCA!) e estou trabalhando! rs Contatos de parceria nem pensar – as editoras me matariam!
.
Em primeiro lugar, lembrem-se do seguinte: Ninguém dá nada de graça, minha mãe já dizia. Se você se comprometer a fazer uma parceria com um autor ou editora, ESTEJA CERTO DE QUE VOCÊ TEM RESPONSABILIDADES. Se não tiver tempo, seja franco. Se não gosta do estilo de livro que eles têm, seja franco. Nada de pegar a sinopse do livro, escrever um parágrafo dizendo ‘amei’ e ficar por isso mesmo. Você tem responsabilidades! Você tem que LER, dar sua opinião SINCERA, pois é por isso que você criou um blog…na verdade, é por isso que existem blogs literários. Não precisa destruir um determinado livro nem autor, claro, mas justificar sua opinião, saber escrever (isso é importante) e explicar porque acha isso.
.
Estou sempre recebendo emails assim: “Tenho um blog, me manda livro.” Verdade, só isso, nem dá motivos para mandar o livro nem nada…e às vezes fez o blog um dia antes.
.
Peraí, vocês acham que o autor GANHA o livro? Não ganha não! Eles também pagam! Lembre-se!!
.
Não quero que ninguém fique magoado comigo, mas às vezes sou ofendida porque não mando livros. Ou ignorada. Não quero ser vilã; acredito que seu blog é o máximo, alguns são mesmo lindos, mas não posso arcar, lembre-se que também tive despesas com os livros…O autor independente paga toda a produção, paga cada livro, é fogo mesmo…
.
DICAS: Quer mesmo começar um blog literário? (só dividindo experiências, não sou expert! ^^;)
.
* capriche nas suas resenhas, independente de ter parcerias ou não. Isso vai mostrar que você leva a sério e as pessoas vão te seguir porque querem, não porque você pediu.
.
* não mande emails para pessoas, scraps dizendo ‘me segue’. Seja gentil, diga: “fiz um blog, blah blah, se gostar, pode me seguir?” Cuidado com spam!
.
* lembre-se que o autor paga pelos livros que escreve; ele não ganha! Se você quer sinceramente ajudar um autor, ofereça-se para pagar o livro dele, ou espere ele entrar em contato com você. Se ele disser que não dá, não insista. Ele está sendo sincero, não malvado. Se ele pedir para que seu blog evolua um pouco antes de mandar, siga o conselho dele.
.
* Seja sincero ao fazer uma resenha, mas não destrua o livro nem elogie demais, senão você perde a credibilidade. (claro que você pode fazer isso, mas não sempre!) Exponha suas opiniões explicando o porquê delas e diga que isso é em relação a você. Tem gente que ama Crepúsculo, tem gente que odeia por motivos diversos.
.
*editoras esperam que você cumpra sua parte! Não fique com o livro mais de três meses enrolando ou faça uma resenha de duas linhas.
Eles são responsáveis também.
.
* parcerias com editoras e autores não são fáceis! Pro autor, pior ainda, porque ele tira do próprio bolso, e muitos deles tiveram que investir. O autor também tem que lembrar que ele está sujeito a opiniões!
.
* Saiba que nem todo mundo pode comentar no blog por falta de tempo…eu mesma nem tenho! rs Não é por falta de consideração!
.
* não se comprometa com parcerias se você tem trabalho, escola, etc. Eu às vezes nego parcerias de editoras de livros que não gosto ou recuso livros que sei que não vou gostar. Quando não tenho tempo de ler, aviso!
.
*tenho certeza que muitas (os) blogueiras (os) tem mais dicas que eu! Preste atenção no blogs de sucesso  – PELO AMOR DE DEUS NÃO COPIE. Crie seu próprio ritmo; sua própria linguagem, seu próprio modo de falar e cuidado com o português.
,
Não quero começar nenhuma guerra aqui, de modo algum! Só quero expor dizendo que ter um blog não é fácil como se pensa, e não posso seguir/doar livros/comentar em todos. Pense nos motivos que o levou a ter um blog. Não se comprometa a fazer resenhas além da conta, principalmente se você não tem tempo!
.
A propósito, AMO blogs literários e amo minhas amigas e amigos blogueiros, do fundo do coração. Conheci pessoas incríveis, pessoas que me incentivaram, pessoas que me deram muita força. Se quiser fazer parte do clube, bem vindo! Mas faça pelos motivos certos!
.
Quem tiver mais dicas, fique à vontade! Comentários maldosos, encrencas e estresses à parte serão excluidos! =D
.
fonte: Recanto da Chefa

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments