A Editora LeYa Brasil lança a nova edição, revista e ampliada, da “História da Literatura Brasileira”, escrita por Carlos Nejar, membro da Academia Brasileira de Letras. Resultado de um criterioso trabalho de pesquisa, o livro tem alcance abrangente, indo de Pero Vaz e Caminha – cuja “carta fundadora” dá nome ao primeiro capítulo – até autores contemporâneos.

A nova versão da obra traz quatro novos capítulos, que abordam a ficção produzida na década de 1960; a obra de Ariano Suassuna; uma síntese dos autores teatrais, dos primórdios até “a sombra prodigiosa de Nelson Rodrigues”, e nomes representativos da poesia brasileira nas décadas de 1960 e 1970. Assim, o leitor tem acesso a uma história completa e atual, em que figuram ícones como Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade, Manoel Bandeira, e também os autores das gerações seguintes, como Moacyr Scliar, Adélia Prado, Raduã Nasssar e Paulo Leminski. Completam o volume observações, um texto sobre ensaístas, memorialistas, críticos, tradutores; extensa bibliografia e um índice onosmático.

“História da Literatura Brasileira” segue as tradicionais classificações que agrupam a produção literária em períodos como romantismo, realismo, naturalismo e modernismo. Entretanto, Carlos Nejar concentra seu foco antes no escritor mais que nos gêneros ou nas escolas literárias. Sendo ele também ficcionista e poeta, além de crítico e tradutor, acredita que sua condição de escritor faz de sua “História da Literatura Brasileira” uma obra singular exatamente por tratar-se de um autor analisando outros autores, alguém que conhece intimamente a dinâmica da produção artística.

Carlos Nejar, imortal que ocupa a cadeira quatro da ABL, lançou em 2007 a primeira versão de “História da Literatura Brasileira”, cuja análise ia até a década de 1960. Esta nova edição inclui nomes já consagrados como Rubem Fonseca, João Ubaldo Ribeiro, Nélida Piñon, Silviano Santiago, Lya Luft, além de poetas José Carlos Capinam, Olga Savary e Bruno Tolentino. Também inclui a dramaturgia e seus expoentes, compreendendo que esta produção tem um lugar de destaque na cultural nacional.

Ficha Técnica
Título: História da Literatura Brasileira
Autor: Carlos Nejar
Formato: 16 x 23 cm
Capa Dura
Nº de páginas: 1104
Preço: R$ 99,90

fonte: Jornal do Brasil

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments