Coleção “River of January” reúne obras de João do Rio, Manuel Antônio de Almeida e Machado de Assis

Capa do livro "Memórias de um Sargento de Milícias", de Manuel Antônio de Almeida / Foto: Reprodução

Três clássicos da literatura brasileira ganharam edição nos Estados Unidos nesta sexta-feira. Os títulos fazem parte da coleção “River of January – O Rio de Janeiro Visto por Seus Escritores” e são os seguintes: “A Alma Encantadora das Ruas”, de João do Rio; “Memórias de Um Sargento de Milícias”, de Manuel Antônio de Almeida; e “Casa Velha”, de Machado de Assis. Todos serão lançados em edições bilíngues, em português e inglês.

Os três livros foram traduzidos por Mark Carlyon. “A Alma Encantadora das Ruas” é a primeira obra de João do Rio, um dos principais cronistas do início do século 20, vertida para o inglês. “Mais carioca que ele, impossível”, diz Carlyon. “Memórias de Um Sargento de Milícias” é uma das obras mais importantes da literatura brasileira, e foi publicado em forma de folhetins semanais entre 1852 e 1853.

Por fim, “Casa Velha” é um dos romances menos conhecidos de Machado de Assis. Foi publicado em forma de folhetins em 1885, mas sua primeira edição em livro só saiu em 1943. A obra conta a história de um alto membro do governo do imperador Pedro II e traz diversas críticas aos costumes da época. Assim como os dois outros livros da coleção, “Casa Velha” tem sua trama ambientada no Rio de Janeiro.

O lançamento será durante o painel “Rio de Janeiro in Literature”, organizado pelo Departamento de Língua Portuguesa, Estudos Brasileiros e Literatura Comparada da Brown University, em parceria com o Instituto Cultural Cidade Viva e o Instituto Light, ambos do Rio de Janeiro.

Fonte: Último Segundo

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments