O crítico literário italiano Franco Moretti

A pouco mais de quatro meses da sua abertura, a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) já conta com oito autores estrangeiros na programação. O último nome confirmado é o do cineasta e jornalista francês Claude Lanzmann, anunciado nesta quarta-feira pela organização do evento. A Flip 2011 acontece de 6 a 10 de julho e homenageia o modernista Oswald Andrade.

Diretor de Shoah, filme de nove horas de duração que reúne entrevistas com sobreviventes de campos de concentração nazistas, Lanzmann terá um livro publicado em junho pela Companhia das Letras. Em A Lebre da Patagônia, ele resgata suas memórias, da luta contra a ocupação nazista aos bastidores de Shoah, passando pelo envolvimento amoroso com Simone de Beauvoir.

Os primeiros autores internacionais a confirmar participação na Flip deste ano foram Andrés Neuman, um dos destaques da nova geração de escritores da Argentina, e o jornalista americano David Remnick, editor da revista The New Yorker e autor da biografia de Barack Obama.

Também estarão presentes ao evento os escritores Valter Hugo Mãe (angolano vencedor do Prêmio Literário José Saramago, que assina em caixa baixa, valter hugo mãe), a argentina Pola Oloixarac (já apontada como a musa desta 9ª da Flip), o cartunista Joe Sacco (da badalada reportagem de guerra Notas de Gaza, lançada no Brasil pela Companhia das Letras), Franco Moretti (crítico literário autor de A Literatura Vista de Longe) e Emmanuel Carrère (escritor, roteirista e diretor parisiense).

Fonte: Meus livros, Veja

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments