Texto publicado originalmente no jornal O Globo

A Câmara Brasileira do Livro (CBL), responsável pelo mais tradicional prêmio de literatura brasileira, o Jabuti, informou que o regulamento da premiação sofrerá “as mudanças mais significativas de sua história”, que soma 53 edições. O novo regulamento será anunciado na sede da CBL em São Paulo, na manhã de terça-feira. As alterações acontecem na véspera do início das inscrições para a edição de 2011 do Jabuti. Podem concorrer na premiação obras inéditas, editadas no Brasil, entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2010. O novo regulamento será apresentado pela nova presidente da CBL, Karine Pansa, e pelo curador da premiação, José Luiz Goldfarb.

As mudanças são uma resposta ao boicote ao prêmio anunciado em novembro do ano passado pelo diretor do Grupo Editorial Record, Sérgio Machado. Uma das maiores empresas do mercado editorial brasileiro, a Record tomou a decisão em protesto contra a escolha de “Leite derramado” (Companhia das Letras), de Chico Buarque, como Livro do Ano de Ficção de 2010, embora na categoria Romance ele tivesse ficado em segundo lugar, atrás de “Se eu fechar os olhos agora”, de Edney Silvestre, publicado pela Record. A incongruência entre os dois resultados é resultado do modelo de julgamento adotado pelo Jabuti em suas últimas 18 edições, desde 1993, que estabelece júris diferentes para as categorias específicas (Romance, Contos e Crônicas, Poesia etc.) e para a premiação geral do Livro do Ano.

As premiações por categorias do Jabuti são decididas, cada uma, por um júri de três pessoas especializadas na área, enquanto a premiação final, de melhores livros do ano, é decidida pelos votos de todos associados das organizações responsáveis pelo Jabuti – Câmara Brasileira do Livro, Sindicato Nacional dos Editores de Livros, Associação Nacional das Livrarias e Associação Brasileira de Difusão do Livro. O primeiro lugar de cada categoria recebe R$ 3 mil, e os ganhadores da premiação de livro do ano recebem R$ 30 mil.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments