Publicado originalmente em Radar Israel

O governo israelense aprovou as personalidade famosas que aparecerão na nova série de notas de shekel.

A aprovação da lista neste domingo, incluindo alguns dos mais queridos poetas nacionais israelenses, ocorre depois de mais um ano de debates pelo Banco de Israel.

As personalidades que irão estampar as novas notas são Rachel a Poetisa na nota de 20 shekels, Shaul Tchernichovsky na nota de 50 shekels, Leah Goldberg na nota de 100 shekels e Natan Alterman na nota de 200 shekels.

Rachel, que morreu em 1931, é uma importante poeta em hebreu moderno cujos trabalhos foram tranformados em música. Tchernichovsky foi duas vezes vencedor do Prêmio Bialik de Literatura.

Goldberg, que morreu em 1970, foi um poeta, autor, dramaturgo, tradutor literário e pesquisador de literatura hebraica que traduziu “Guerra e Paz” para o hebraico. Alterman, um autor, dramaturgo, poeta e jornalista que morreu em 1970, ganhou o Prêmio Israel de Literatura em 1968.

“Com o objetivo de manter a confiança do público na moeda do país, o governo decidiu substituir a série de notas atual com uma nova, que vai incluir alguns dos mais avançados sistemas de segurança e identificação para tornar a falsificação mais difícil”, afirmou o Banco de Israel.

 

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments