Texto escrito por Luiz Batalha, em seu blog.

“Por que os blogueiros blogam e por que isso interessa a você”, esse é o título do 6º capítulo do livro BLOG: ENTENDA A REVOLUÇÃO QUE VAI MUDAR SEU MUNDO, escrito pelo jornalista estadunidense Hugh Hewitt.

O autor sustenta que são dois os motivos pelos quais os blogueiros blogam: “para convencer e para deixar um registro”.

A obra tem excelente consistência teórica, é rica em dados históricos acerca da evolução deste extraordinário meio de distribuição de informações.

Registro aqui 10 tópicos, retirados da obra, que considero relevantes:

1. “O que realmente está acontecendo é uma revolução na informação semelhante, em suas conseqüências, à Reforma que dividiu a cristandade no século XVI. A chave da transformação foi a ampla divulgação das Escrituras entre leigos cada vez mais alfabetizados. Hoje nós não temos um cânone, mas temos sede de informação, temos uma nova tecnologia de distribuição e um milhão de fornecedores de conteúdo. A velha mídia está em situação muito semelhante à da Igreja Romana quando Lutero se ergueu para questionar a autoridade do papa. Assim que a centelha de Lutero acendeu o fogo, a disponibilidade de edições da Bíblia tornou inevitável o colapso da autoridade da igreja, embora a luta tenha sido longa e frequentemente sangrenta”.

2. ” A novidade da blogosfera é que não há barreiras à entrada em um mundo que oferece uma platéia quase ilimitada”.

3. “Qualquer um pode inserir um post, e se merecer ser lido, será lido”

4. “No passado, os fornecedores de opinião e notícia sempre tiveram de convencer alguém a dar a permissão para tentar convencer alguém”.

5. “Os blogueiros são as mesmas pessoas que eram há alguns anos. Mas hoje eles não precisam convencer ninguém a ter o direito de convencer alguém. O monopólio da informação, especialmente no mundo da política, foi abalado porque os editores perderam a sua autoridade”.

6. “Escritores escrevem hoje pela mesma razão que escreviam na época de Homero. O blog é apenas um novo modo de transmitir essa escrita, um meio que ignora completamente todos os editores”.

7. “O público é o editor”.

8. “A credibilidade dos blogs depende de sua atualidade e precisão, mas invariavelmente a qualificação dos blogueiros também tem importância”.

9. “Cada blog bom irá levar novos leitores a blogosfera, assim como uma loja-âncora leva tráfego para o shopping. Todo mundo ganha quando a base de consumidores aumenta. Acredite nisso”.

10. “Em um mundo em rápida mutação como o nosso, apenas aqueles que conquistaram e continuam a conquistar confiança estarão em posição de influenciar as escolhas dos outros. Os blogs podem conquistar esse bem valioso”.

Fonte: Blog: entenda a revolução que vai mudar o seu mundo. Hugh Hewitt; tradução de Alexandre Martins Morais. – Rio de Janeiro: Thomas Nelson, 2007.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments