No mundo em que vivemos não há como negar que escrever bem faz toda a diferença. Os entendidos no assunto afirmam que é de fundamental importância aliar a prática da escrita ao hábito da leitura. Para nos aconselhar nesta empreitada veja cinco dicas do escritor norte-americano Ernest Hemingway, autor de “Por Quem os Sinos Dobram” e “O Velho e o Mar”.”:

1. Use frases curtas

Hemingway era famoso por um estilo sóbrio e minimalista de escrita dispensando adjetivos floridos e indo direto ao ponto.

2. Inicie com um parágrafo curto

Veja a abertura da matéria.

3. Escreva com vigor e clareza

Transmita suas idéias de forma clara, com energia e vigor. Deixe evidente qual o foco, a intenção que está querendo transmitir.

4. Seja positivo

Descreva como as coisas são e não o que elas não são. Exemplo: ao invés de dizer que algo é “barato” ou que “não é muito caro”, diga que é “econômico”. E ao invés de dizer “este procedimento é indolor”, diga que “é relativamente desconfortável” ou “que há um pequeno desconforto”.

5. Reconheça seus sucessos

Publique aqueles textos em que você obtiver êxito e descarte os outros (ou guarde-os para que possa aprimorá-los futuramente).

Com informações de Efetividade e Copyblogger

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments