Traduzido e Adaptado daqui.

 

Ler para seu filho é um ato tão simples, mas com tantos benefícios.

Não existem muitas coisas simples que você pode fazer por seus filhos que sejam benéficas e gratificantes para seu desenvolvimento como ler para eles. Não apenas o tempo que você gasta lendo para eles é um tempo de qualidade, mas também os ajuda a construir tantas habilidades importantes para o futuro como desenvolvimento da linguagem e enriquecimento da imaginação.

Quando criança, eu devorara livros.

Eu lembro que em idade escolar primária era envolvida por romances de Judy Blume ou passava um final de semana no meu quatro com o último da série “O Clube das Babás” ou Sweet Valley High. Os títulos nem sempre foram clássicos, mas essa era a parte divertida – escolher o que ler e entrar em um outro mundo.

Em cada ano letivo, eu lia tantos livros que poderia ganhar mais pizzas do programa Book It! (programa de incentivo e leitura da Pizza Hut), do que poderia realmente comer. Era bem provável que meus pais não quisessem comer tão frequentemente na Pizza Hut, mas devo agradecer a eles de algum modo porque devo o começo do meu caso de amor com os livros aos meus pais que liam constantemente para mim desde pequena.

Visitas a Canton Public Library eram como uma fixação permanente em minha infância que minha mente ainda lembra de cada canto e recanto do prédio antes de ser remodelado e renovado.

Desde o piso claro que tinha medo de pisar, o elevador de livros sobre o qual tentei convencer meu irmão de que era para ser usado por pessoas pequenas como ele, até a instalação e ajuste da mesa de checkout na sala Junior, a única coisa que permaneceu a mesma é o maravilhoso cheiro dos livros.

Era natural que estivesse ansiosa para ler para meus próprios filhos quando me tornei uma mãe.

Minha filha mais velha, aparentemente, não recebeu o memorando sobre crianças que adoram leitura por algum tempo.

Tentei aconchegar Lily e ler para ela quando ela era um bebe e ela mostrou pouco interesse e me deu um olhar aborrecido. Enquanto ela crescia, demonstrou sua preferência por certos livros quando mastigava as páginas e os jogava no chão.

Não foi até os 2 anos que ela, de repente, desenvolveu o desejo e a paciência de sentar comigo e ouvir uma história. Minha perseverança valeu a pena porque agora ela pede vários livros para serem lidos para ela ao longo do dia.

Estamos no “Por quê?”, fase agora que Lily leva 3 vezes mais tempo de leitura do que qualquer livro, para poder responder todas as perguntas que ela faz, mas isso só me diz que ela está aprendendo e tentando descobrir como as coisas funcionam no mundo.

Assim como muitos parentes, meus pedidos para ela ir para a cama depois de nossa rotina noturna são muitas vezes confrontados com respostas como: “Só mais um livro, mãe”. E é difícil negar isso.

Jack, por outro lado, sempre amou livros.

Quando bebê, ele ouvia atentamente as histórias e aprendeu rapidamente a pegar e virar as páginas sozinho. Assim que ele pode andar, ele poderia ser encontrado facilmente perto de uma estante de livros tirando e colocando no chão, para então fazer uma seleção. Ele engatinhava para perto de mim, enfiava o livro em minhas mãos e se aconchegava em meu colo, o que era a dica para começar a ler. Sempre satisfeito com sua escolha de material de leitura, ele ainda ri no final do livro antes de se levantar e buscar outro.

Com esses hábitos, espero que os dois continuem a gostar de ler quando crescerem. Seria bom que leituras obrigatórias de verão não produzissem gemidos e reclamações, mas isso seria esperar muito.

Eu também acrescentaria que receber livros como presentes é geralmente uma boa mudança no desfile interminável de brinquedos em festas de aniversários, porque não tomam um monte de espaço ou de fazem tanta  confusão quanto os brinquedos lá fora.

Então eu o aconselho a ler para seus filhos todos os dias. Se eles são maiores, vá até a biblioteca, peça um cartão de biblioteca para ele e dê o presente da leitura. Pode significar muito mais do que você imagina.

O que você lê para seus filhos? Quais são seus livros favoritos?

 

Autora: Vanessa MacManus

http://canton.patch.com/articles/fostering-a-love-for-reading

 

O programa BOOT IT! incentiva a leitura. Sua página oficial pode ser encontrada aqui: http://www.bookitprogram.com/

 

 

 

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments