Fonte: Guardian

Margaret Atwood é a primeira escolha para 1book140

Da Nova Zelândia ao Brasil, Índia e Japão, milhares de leitores ao redor do mundo estão se unindo para enfrentar a escritora premiada do romance O Assassino Cego, Margaret Atwood, através de um clube mundial pelo Twitter.

1book140 segue a ideia do último verão do One Book, One Twitter (um Livro, Um Twitter), que viu cerca de 12.000 pessoas discutirem American Gods de Neil Gaiman no site de micro-blogging. Jeff Howe, autor de Crowdsourcing e professor de jornalismo da Universidade Northeastern de Boston, resolveu relançar a iniciativa esse ano, junto com a revista Atlantic, e fazer disso um encontro visual mensal para os leitores. “Um Livro, Um Twitter foi um sucesso. O único problema? Ele desapareceu, assim como churrascos e roupas confortáveis, quando o verão chegou ao fim”, disse Howe. “Agora ele está de volta… Ele tem um novo nome – 1book140 – mas o que não mudou é a natureza global e participativa do caso: O povo ainda está no comando”.

Mais de 2.000 pessoas escolheram quase 300 livros para a primeira discussão do clube, com a mistura de pulp fiction, ciência, histórias e romance de Atwood eventualmente triunfando sobre Super Triste História de Amor Verdadeiro de Gary Shteyngart. Discussões sobre o Assassino Cego começaram nesta manhã, com novos títulos sendo escolhidos de acordo com o tema, diz Howe: “História contemporânea, terror (sim, sim, ouvimos alto e claro), romances clássicos, etc.”.

“Puxa, obrigado, Atlantic #1book140 eleitores” (se contorce timidamente), “twittou Atwood, quanto à escolha como primeira opção do clube.” Seria trapaça se eu entrasse? Acho que sim… “Mas os leitores foram rápidos para convencê-la do contrário – Gaiman foi um entusiasmado participante nas discussões do ano passado do American Gods”.

Mais de 5.000 leitores já aderiram ao @1book140 clube, com discussões gerais ocorrendo no hashtag 1book140 a partir de 1 de Junho, e mais detalhada análise das seções do romance sob as hashtags #1b140_1, #1b140_2, e assim por diante. “Ser surpreendido com Atwood, a cada passo”, twittou um leitor em Londres; “Provavelmente, o meu primeiro livro escrito na perspectiva de uma pessoa idosa. Nunca esperava que fosse tão bonito”.

“Este não é um clube do livro com muitas regras e regulamentos. Assim como no ano passado, parte do encanto reside em manter tudo meio solto”, disse Howe. “Será que alguns leitores, através do livro, querem discutir a Parte V, após os primeiros dias? Claro. Será que outros leitores querem voltar para trás e enfrentar uma delicada questão levantada na primeira parte, no final do mês? Espero isso. Os hashtags serão a partir do início. Use-os como achar melhor, e como sempre, 1book140, boa leitura.”

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments