Agência Pavanews, com informações de I Believe in AD e Cannes Lion

No festival de publicidade de Cannes deste ano (19-25/06) campanhas de marketing e peças publicitárias com o tema livros arrancaram elogios e levaram prêmios. Uma delas levou o prêmio máximo – chamado de Grand Prix – na categoria outdoor. Foi criada pela agência Droga5, de Nova York, para o Bing, site de buscas da Microsoft. A gigante digital precisava de uma ação que divulgasse ao público jovem o novo sistema de mapas do Bing. Os publicitários da Droga5 souberam que o rapper Jay-Z iria lançar um livro e decidiram unir as duas coisas.

Foto: Outdoor no fundo da piscina

As 320 páginas da auto-biografia do músico foram espalhadas por diversas cidades, de acordo com o contexto de cada passagem do texto. Algumas viraram outdoors à beira-mar, outras foram parar em guetos de subúrbios… Mas a campanha foi além do convencional. Certas páginas também foram “impressas” em fundos de piscina, tabelas de basquete, pratos de restaurantes, guitarras e até dentro de jaquetas de couro. Os fãs encontravam as peças, fotografavam e montavam coletivamente o livro através de um site do Bing. No terceiro dia da campanha, a obra tinha sido completada. A repercussão na mídia gerou mais de R$ 1,7 bilhão em visibilidade gratuita para a marca. O livro, depois de lançado, foi direto para a lista dos mais vendidos.

“É uma ideia sem limites, que levou muito além as fronteiras desse tipo de mídia”, diz o presidente do júri, Olivier Altmann, do grupo Publicis. Diversos jurados teceram elogios e os jornalistas presentes à coletiva aplaudiram e se entusiasmaram – um deles disse que não é uma peça de propaganda, mas de arte. Essa ação também ficou em primeiro lugar na categoria “campanha integrada”.

Uma das surpresas foi o Grand Prix na categoria design indo para o projeto gráfico de um livro tão antigo como a Bíblia.

O objetivo do projeto era criar o layout e uma capa para a Bíblia (foto acima) que atraísse os adolescentes e jovens adultos. O desejo era destacá-la entre as diferentes traduções existentes, procurando comunicar o estilo da linguagem dessa versão contemporânea. O projeto deu visibilidade para a nova tradução alemã do Novo Testamento chamado “BasisBibel NT” [Bíblia Básica], que usa uma linguagem muito clara, moderna ao mesmo tempo que continua muito próxima do texto original. A estrutura textual e tipografia foi otimizada para melhor leitura.

A idéia era reduzir o projeto do livro a um ícone simples e forte – uma cruz branca sobre um fundo colorido. A inovação é que a cruz abrangeria todo o corpo do livro, e exigiu um estudo especial sobre o material para a capa. Descobriu-se que uma empresa de encadernação poderia realizar o desafio técnico, usando um papel típico da Índia que era resistente e brilhoso. Desde seu lançamento na Feira do Livro de Frankfurt, em outubro de 2010, a BasisBibel vendel cerca de 20 mil das 26 mil cópias da primeira edição. Após 5 meses, a edição com capa em roxo estava esgotada. As outras cores (verde, azul petróleo, e azul claro) também esgotaram em pouco tempo. Apenas a de cor laranja estava disponível após o evento. Além disso, ocorreu um aumento na cobertura da mídia sobre o projeto inovador do livro, os motivos da campanha, e o texto da nova tradução. Criação da agência Gobasil, de Hamburgo, para a Sociedade Bíblica da Alemanha. IKEA: Homemade is Best

Outros prêmios importantes foram para um livro de receitas feito especialmente para a gigante de móveis sueca IKEA. O livro leva o título de “Hembakat är Bäst” (”Feito em casa é melhor”), sendo a peça principal da campanha publicitária da empresa na divulgação dos seus artigos para a cozinha em 2010. São 140 páginas ilustradas de 30 receitas típicas da Suécia, de biscoitos a grandes bolos, todas apresentadas de forma única, geométrica, baseada no minimalismo japonês. O livro só podia ser adquirido nas lojas da IKEA e foi um sucesso de vendas. Criação da agência Forsman & Bodenfors que levou o “leão de ouro” na categoria design gráfico e também na categoria fotografia. Confira algumas imagens do livro abaixo. IKEA: Homemade is Best IKEA: Homemade is Best IKEA: Homemade is Best IKEA: Homemade is Best IKEA: Homemade is Best IKEA: Homemade is Best

O Brasil este ano bateu o recorde e saiu do festival de Cannes com 68 troféus.

Entre os trabalhos brasileiros com temas literários destaca-se o projeto Livros da Virada Sustentável – Agência Lew´Lara\TBWA que ganhou um Leão de Prata. Trata-se da distribuição de mais de 50 mil livros infantis sobre reciclagem, consumo consciente, energia, saúde e inclusão. A autora dos livros é a escritora paulistana Patricia Engel Secco, que já escreveu cerca de 300 livros infantis, em sua maioria sobre meio ambiente e cidadania. Conheça mais sobre esse projeto AQUI

Embora não tenha ficado entre os premiados em sua catagoria, a campanha Clássicos da Twitteratura Brasileira, feita pela Agência Santa Clara para a Suzano Papel e Celulose ganhou boa visibilidade também.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments