Texto escrito por Luciano Guaraldo em Bom dia.

Flip começa nesta quarta e promete levar amantes da literatura a Paraty; saiba o que fazer e como aproveitar o melhor da cidade

Para os amantes da literatura, a semana mais esperada do ano chegou. Começa nesta quarta a nona edição da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), que segue até dia 10.

E se a ideia de acompanhar debates com nomes como Ignácio de Loyola Brandão e David Byrne já não é suficiente para empolgar, saiba que Paraty oferece outras opções de diversão.

Quem gosta de belas paisagens estará em casa na histórica cidade, com cenários que misturam praias, ilhas, cachoeiras, reservas e montanhas.

Para quem prefere uma diversão mais “urbana”, Paraty receberá na sexta a festa Skol Beats, uma das baladas itinerantes mais renomadas do país. “Temos ainda bares e restaurantes com músicos e artistas de alto nível se apresentando ao vivo”, completa a secretária adjunta de Turismo da cidade, Dalva Lacerda.

Ainda dá tempo
Ficou interessado mas acha que é tarde para ir à cidade? Nada disso. Paraty oferece diversas opções de hospedagem, desde camping a hotéis de preços variados.

“Albergues também são uma boa pedida, mas é uma boa ideia se planejar bem e verificar se o lugar fica próximo ao local da Flip”, alerta a jornalista Érica Nering, que participou de duas edições do evento.

E se não tiver companhia para ir com você, não se preocupe. “O ambiente propicia arrumar novas amizades, conhecemos muita gente por lá”, tranquiliza Érica, que avisa que é possível encontrar escritores passeando pela cidade. “Já tomei cerveja com Marçal Aquino, um dos meus escritores brasileiros favoritos”, relembra, empolgada.

Oswald de Andrade será o homenageado da vez
Considerado o mais inovador dentre os escritores do Modernismo brasileiro, Oswald de Andrade é o homenageado desta edição da Flip. No ano passado, foi Gilberto Freyre

Ubaldo Ribeiro é destaque entre nomes brasileiros
Entre os vários autores nacionais que vão participar da festa, João Ubaldo Ribeiro se destaca. Na Flip, o escritor baiano relança “Um Brasileiro em Berlim” e “O feitiço da Ilha do Pavão”.

De Malta, Joe Sacco faz reportagens em quadrinhos
Entre as atrações internacionais, destaque para o maltês Joe Sacco, que faz reportagens jornalísticas em formato de história em quadrinhos, como “Palestina: uma nação ocupada”.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments