Publicado originalmente pela Viés

Siempre imaginé que el Paraíso sería algún tipo de biblioteca.” – Sete Noites, de Jorge Luis Borges

 

Better World Books é uma organização que coleta e vende livros online, com o objetivo de incentivar a alfabetização e a literatura no mundo todo. Ela não é apenas uma loja online com alguma “causa”; desde a sua fundação, a responsabilidade social e ambiental é o que guia todas as ações da companhia. Desde o início do projeto, já foram coletados mais de 56 milhões de livros, gerando mais de 8,6 milhões de dólares que foram revertidos para diversos projetos culturais que incentivam a leitura. A Better World Books diz que o seu negócio é “achar novos lares para livros rejeitados”. É uma reciclagem daqueles livros usados que todos temos, que muitas vezes acabam indo para o lixo.

 

A iniciativa começou quando dois colegas recém graduados, Xavier and Kreece, resolveram vender seus livros velhos da faculdade pela Internet. A prática ainda não era comum em 2002, mas deu certo. Durante os próximos 6 meses, os dois alunos recolheram todos os livros usados da faculdade (mais de 2000) e arrecaram quase 10 mil dólares. Xavier e Kreece então recrutaram outros dois amigos, Jeff e David Murphy (o atual CEO) e lançaram a campanha Book Drives for Better Lives em vários campi dos Estados Unidos.
Convencidos que algo poderia ser feito para resgartar todos os livros descartados e ajudar o planeta no processo, os fundadores começaram a fazer parcerias com bibliotecários de todo o país. Eles poderiam não somente recuperar estes livros dos depósitos das bibliotecas como também arrecadar dinheiro para elas. Estavam ajudando a reduzir o impacto ambiental e contribuindo para uma causa social ao mesmo tempo.

Hoje, a BWB tem parceiros no mundo todo, como a  Books for AfricaRoom to ReadWorldfundthe National Center for Family Literacy, e a Invisible Children. Todas estas iniciativas usam o dinheiro arrecadado pela empresa para levar livros a locais onde eles nem sempre conseguem chegar.

Eles criaram mais de 200 empregos, enviam livros para todo o mundo sem emissão de carbono, e são orgulhosos em dizer que não priorizam apenas seus acionistas, mas todos os seus interesses: funcionários, comunidades, o meio ambiente. A Better World Books afirma em seu site que é uma livraria global, que restringe o poder do capitalismo para levar alfabetização e oportunidades para pessoas ao redor do mundo.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments