A Divina Comédia em HQ: pelos caminhos de Dante
Lida, relida e traduzida ao longo dos séculos, A Divina Comédia guarda um mistério que encanta leitores das mais variadas feições. Leituras públicas – entre elas as de Roberto Benigni, disponíveis em DVD –, ao lado de livros e filmes inspirados no universo dantesco, ou que fazem de Dante Alighieri um personagem, atestam a vitalidade desse clássico de quase 700 anos. Até no videogame Dante encontra-se presente, alcançando espaços que nem mesmo sua incrível imaginação criativa poderia sondar.

Com A Divina Comédia em quadrinhos, a Editora Peirópolis apresenta uma nova leitura desse grande poema épico, com trechos selecionados de traduções feitas do italiano, entremeados por alguns quadrinhos com texto dos próprios autores. Uma construção artesanal que busca a síntese, mas sem perder a densidade da linguagem dantesca. A viagem de Dante em companhia de Virgílio, autor da Eneida, pelos três reinos do além-túmulo, surge renovada nas aquarelas de Piero Bagnariol, que se esmerou na tradução em imagens da obra reconhecida como a mais rica fonte da cosmovisão medieval, retratada por mestres como Botticelli, Doré e Dalí. Seu pai, Giuseppe Bagnariol, dividiu com ele a escolha dos trechos a serem quadrinizados e a elaboração dos textos dos quadrinhos originais.

Todo esse trabalho contou com o suporte de Maria Teresa Arrigoni, estudiosa da obra dantesca, que também escolheu as traduções – Jorge Wanderley para o Inferno e Haroldo de Campos para o Paraíso. Entre eles, a tradução do Purgatório feita por Henriqueta Lisboa, autora que tem na Peirópolis sua casa, completa o trio e reforça o simbolismo do número três, que marca toda a estrutura do poema. São três partes, cada uma com 33 cantos, cada canto composto por tercetos; e três personagens principais: Virgílio, símbolo da razão; Beatriz, símbolo da fé; e o próprio Dante, que personifica o homem. No total são 100 cantos, um deles introdutório.

A estrutura aqui apresentada busca a concisão da linguagem dos quadrinhos, ao mesmo tempo em que procura manter viva a palavra de Dante Alighieri. Dessa forma, deseja contribuir para que esse autor, tão intenso na vivência da sua própria época, encontre eco também na juventude brasileira de hoje.

Clique aqui e saiba onde adquirir o livro.

——————————————————————————————————————————————–
Ciranda Coraci: Mitos Indígenas Recriados em Quadrinhos
A história do héroi Coraci (o sol) e de sua noiva Jaci (a lua) é recriada numa HQ repleta de cor e movimento. Nas páginas desta ciranda coraci, personagens e ambientes, mitos e lendas ganham vida através de um texto poético e belas imagens.

Sobre os autores

Wellington Srbek
Nasceu em Belo Horizonte em 1974. É formado em História, mestre e doutor em Educação pela UFMG. Pesquisador e professor de quadrinhos, ele já recebeu os principais prêmios nacionais como roteirista e editor de HQs. Entre seus trabalhos mais conhecidos estão o álbum Estórias Gerais e a série Solar.

Sobre os ilustradores

Will
Nasceu em São Paulo em 1961. É ilustrador, designer gráfico e quadrinista com HQs publicadas em várias revistas. Em 2007, ganhou dois Troféus HQ MIX por sua participação nas revistas Subterrâneo e A Mosca no Copo de Vidro. Entre suas criações mais conhecidas estão os personagens Sideralman e Demetrius Dante.

Clique aqui e saiba onde adquirir.

Hoje (26/7), vamos sortear os HQs “A Divina Comédia em HQ: pelos caminhos de Dante”, de Seymour Chwast (Peirópolis) + “Ciranda Coraci”, de Wellington Srbek (Nemo) para quem enviar DMs para o perfil @livrosepessoas até as 23h. Com apenas um tuíte você concorre a 2 livros! Participe e boa sorte!

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments