Agência Pavanews, com informações de Imprint


A banda de rock californiana Cake é conhecida por seu som único e o vocal John McCrea, que fala em meio as músicas. Eles lançaram seu sexto álbum de estúdio no início deste ano, e ultimamente têm
 colaborado com a editora  BANDmade, Agora vão publicar “Bound Away”, um livro com arte feita à mão que será lançado em meados de setembro. O pequeno, mas ambicioso projeto “Bound Away” na verdade é uma das músicas do novo disco, “Showroom of Compassion”, transformada em livro. O texto combina a letra de McCrea com ilustrações de R. Stuhmiller, e também serve como uma capa alternativa do CD.


A banda discute com a BANDmade os detalhes do design de “Bound Away”.

Pam DeLuco, fundadora e diretora criativa da BANDmade teve a idéia de transformar músicas em belos livros cerca de dois anos atrás. Ela decidiu que a primeira banda seria o Cake.

Xan McCurdy, o guitarrista do Cake ajusta a maneira que a palavra “AWAY” seria usada para imprimir as capas.

A banda escolheu “Bound Away” como sua canção-livro, porque o processo de fazer livros de maneira artesanal e antiquada,  parecia funcionar bem com essa canção que para eles tinha uma “qualidade de acabamento fosco” que lembra a textura do papel feito à mão.

Todos os membros da banda trabalharam com a BANDmade durante a produção – desde a fabricação de papel à mão até a impressão tipográfica. McCrea explica “Eu nunca tinha feito papel antes. Eu realmente gostei. Gosto do aspecto da reciclagem da coisa toda. Nossa música também é artesanal de certa forma”.

A técnica usada usa pedaços de roupa numa batedeira Hollander para que as fibras sejam soltas.

As folhas são colocados em uma prensa hidráulica para remover a maioria da água.

Pilha de papel feito à mão terminado.

O projeto de “Bound Away” se encaixa bem com a defesa do Cake da mentalidade “verde” (eles plantam uma árvore após cada show). A banda usou diferentes materiais, desde roupas e papel reciclado até uma cola à base de cera de abelhas.  A tinta é biodegradável e a ideia é ter um produto que seja ecologicamente correto.

Gabe Nelson exibindo uma folha ele acabou de imprimir.

Depois de impressas, as páginas foram cortadas

A banda decidiu que o lucro das vendas irão ajudar a 826 Valencia, uma organização que ajuda as crianças a aprender a escrever, e esperam que “as pessoas gostem do livro e se inspirem para fazer algo criativo em suas vidas.” Os trabalhos para aprontar o livro começaram em junho de 2010. Serão feitas apenas 1.000 cópias, mas o preço ainda não foi divulgado.

A capa é de papelão forrado e cada bloco de texto é costurado e colado individualmente

A pilha de livros acabados.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments