Projeto da Dersa e do IBL prentende estimular a leitura entre os usuários. Iniciativa já existe em estações de trens, ônibus e Metrô.

Publicado originalmente no G1

Projeto de bibliotecas gratuitas para passageiros á existe em estações de trens e metrô (Foto: Instituto Brasil Leitor/ Divulgação)

Os passageiros que utilizam barcas para travessia em praias do litoral de São Paulo poderão utilizar o tempo da viagem para ler. A partir do início de 2012, estações do litoral sul receberão bibliotecas gratuitas para os usuários. O projeto, divulgado nesta quinta-feira (1°), foi feito pela Desenvolvimento Rodoviário S.A. (Dersa) e pelo Instituto Brasil Leitor (IBL).

Segundo a Dersa, a primeira biblioteca será instalada na estação de Vicente de Carvalho, no Guarujá. Pela estação circulam cerca de 13,5 mil pessoas diariamente. A unidade deve contar com acervo inicial de

Estação Vicente de Carvalho, no Guarujá, será a primeira a ter biblioteca no Litoral de São Paulo (Foto: Divulgação/ Dersa)

2.600 livros para empréstimo gratuito.

Laurence Casagrande Lourenço, presidente da Dersa, diz que o acervo é atual e diversificado e deverá conquistar os usuários.

As bibliotecas farão parte do projeto Ler é Saber, que tem 140 mil sócios e acumula cerca de 1,3 milhão de livros emprestados, com bibliotecas em cidades como São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte e outros 17 municípios.

O projeto já está presente em terminais de trens, de ônibus e Metrô. Para o diretor-geral do IBL, William Nacked, chegar às barcas era o que faltava para completar o “ciclo”.

Serviço
O passageiro que quiser pegar um livro deverá se cadastrar na biblioteca. Para isso, ele deverá apresentar:
– RG: original e cópia;
– CPF: original e cópia;
– Comprovante de residência: original e cópia;
– Foto 3×4

Com isso, ele poderá pegar a carteirinha utilizada na retirada dos livros. Passageiros menores de idade deverão estar acompanhados dos pais na hora da inscrição. Depois, para retirar os livros, poderão estar sozinhos.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments