Publicado originalmente em De Tudo um Pouco

GlassesOff, um programa que deverá estar disponível no iPhone ano que vem, poderá permitir que as pessoas continuem lendo normalmente à medida que envelhecem quando, de outra forma, poderiam necessitar usar óculos. Ele funciona treinando a mente para transformar imagens borradas, tornando-as nítidas, para compensar a deterioração dos olhos, que impede a focalização de objetos próximos.

Uri Polat, da Universidade de Tel Aviv, em Israel, e cofundador da Ucansi, a empresa que desenvolveu o programa, disse à revista New Scientist: “Nós estamos usando o cérebro como óculos.” Quando se chega aos 50 anos, as lentes dos olhos se tornam menos flexíveis, e com isso as pessoas passam a ter dificuldade de focalizar objetos próximos.

Com o novo programa, grupos de linhas borradas, conhecidas como “manchas de Gabor” surgem em vários pontos da tela, e o usuário tem de identificar quando uma delas aparece no centro. Após utilizar o aplicativo 40 vezes, os usuários, com idade média de 51 anos, podiam, ler duas linhas abaixo em uma tabela ótica mantida a 40cm de distância de seus rostos – uma redução na “idade ocular” de 50,5 para 41,9 anos.

Eles também conseguiram ler uma página de jornal durante um tempo médio de 5,3 minutos, comparado com os mais de 12 minutos necessários antes de usarem o programa, que deverá custar por volta de US$93 num período de treinamento de três meses, seguido de uma taxa menor, mensal, correspondente a exercícios de manutenção menos regulares.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments