Texto de Darlinton Carvalho publicado originalmente no TechTudo

Com o avanço dos tablets e smartphones entre os consumidores, as vendas de e-books têm disparado nos últimos anos – e, com isso, as editoras têm buscado novas formas de melhorar as edições digitais de seus livros. Por isso uma startup em Nova York chamada Booktrack está planejando lançar e-books com trilhas sonoras devem interagir com você ao longo da leitura, uma tecnologia experimental que seus fundadores esperam mudar a forma como muitos romances são lidos.

Booktrack (Foto: Reprodução)Booktrack (Foto: Reprodução)

Segundo o executivo chefe da empresa, Paul Cameron, uma maneira nova e atraente para ler realmente melhora a imaginação e mantém o leitor mais tempo na história. “Isso faz com que seja divertido ler novamente. Se você não está lendo o tempo todo, ele pode ajudá-lo a redescobrir a leitura”, afirma.

O primeiro livro com uma trilha sonora lançado pela empresa é “The Power of Six”, um romance para jovens adultos publicado pela HarperCollins, que em breve será seguido por “As Aventuras de Huckleberry Finn”, “Jane Eyre”, “Romeu e Julieta” e “Os Três mosqueteiros”.

A ideia de associar livro com música não é nova. No passado, alguns autores sugeriram playlists para ouvir durante a leitura de seus livros. Mas os fundadores Booktrack dizem que seu produto é um avanço porque ele coloca a música no ritmo da sua leitura, e pode ser pausado ou ajustado com um toque da tela.

Segundo os editores, ler a edição Booktrack de “The Power of Six” em um iPad é muito parecido com a leitura do e-book padrão, com a adição de um pequeno indicador de rolagem na página, linha por linha. O usuário definirá a velocidade de leitura.

Para um romance típico a maior parte da música é instrumental ou de ruídos do ambiente. Mas, durante passagens mais animadas, o leitor pode ouvir passos, um gongo, um fogo crepitar ou o tic-tac de um relógio de pêndulo.

A disponibilidade de varejo de edições Booktrack é limitada, pelo menos por agora. Eles podem ser adquiridos através AppStore da Apple – para ser lido em um iPad ou iPhone – mas de acordo com Cameron as próximas edições serão compatíveis com dispositivos Android.

Os livros devem ter um preço um pouco acima de um simples e-book. A edição de livros eletrônicos padrão de “The Power of Six” custa US$9,99, e a versão Booktrack será de R$12,99. Pouca diferença no preço, mas muita na diversão. Ao menos nos filmes a trilha pode ser um espetáculo a mais na emoção e no envolvimento com a trama. Nos livros não deve ser diferente.

Via NYTimes.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments