Publicado originalmente no NE10

Foto: Beto Figueiroa/Santo Lima; Divulgação

O balanço final da VII edição da Festa Literária Internacional de Pernambuco, a Fliporto, revela que o público deste ano foi 33% superior ao de 2010 (80 mil visitantes ante 60 mil da edição anterior), com 94% de aprovação. A Festa também superou as expectativas para a economia de Olinda. Durante os cinco dias do evento, foram movimentados um total de R$ 10 milhões na Cidade Histórica, sobretudo nos setores hoteleiro, gastronômico e editorial.

A programação literária contou com 46 autores e convidados, que protagonizaram 20 painéis na Tenda do Congresso Literário. A presença desses grandes nomes da literatura nacional e internacional, certamente, incentivou as compras de publicações. Ao todo, a Feira do Livro teve mais de 15 mil exemplares vendidos.

Com a curadoria geral do escritor e advogado Antônio Campos, a festa homenageou, este ano, o escritor e sociólogo pernambucano Gilberto Freyre, e teve como tema “Uma Viagem ao Oriente”. A curadoria literária do evento foi assinada pelo jornalista e escritor Mário Hélio Gomes que, além do indiano Deepak Chopra, trouxe para o Estado nomes influentes da literatura mundial, como Abdel Bari Atwan (Palestina), Tariq Ali (Paquistão), Joumana Haddad (Líbano) e Derek Walcott (Santa Lúcia, Caribe) – vencedor de um Prêmio Nobel de Literatura-, e Gonçalo M. Tavares (Portugal).

A Festa também trouxe ao público o Cine Fliporto, segmento voltado para o cinema, que homenageou os cineastas Guel Arraes e Tizuka Yamasaki, com curadoria do crítico de cinema Alexandre Figueirôa.

Outro polo que atraiu a atenção do público foi o Fliporto Digital, setor do evento que acolheu as novidades tecnológicas no ramo literário e que saudou os irmãos Sílvio e Luciano Meira. Toda a programação do evento foi transmitida ao vivo pela TV Fliporto.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments