Livro contém mais mil ilustrações exclusivas do cineasta que servem de crónica aos seus 40 anos de carreira

Publicado originalmente no CineBox

Cineasta Tim Burton

Tim Burton acaba de lançar um edição especial «The Art of Tim Burton», um livro onde o realizador de «Eduardo Mãos de Tesoura» e «Sweeney Todd» apresenta grande parte dos esboços e desenhos originais que inspiraram as personagens dos seus filmes.

Depois da exposição do seu trabalho no MoMA, um dos museus de arte mais importantes de Nova Iorque e todo o mundo, ter tido uma afluência que o coloca em 3º no ranking das exposições mais visitadas naquele museu ¿ sendo precedido apenas pelos pintores Picasso (1980) e Matisse (1992) ¿ Tim Burton apresenta grande parte da origem do seu trabalho e, ainda, algumas confissões íntimas nas 434 do livro de arte.

O livro está disponível por menos de 300 dólares (cerca de 225 euros) e as mais de mil ilustrações que contém – que apresentam um certo grau de intimidade por terem sido feitas para que nunca fossem vistas – estão organizadas por separadores com nomes saídos directamente do universo de Burton, como «Misunderstood Monsters» (monstros incompreendidos) e «Freaks, Friends and Foes» (estrafalários, amigos e inimigos), segundo exemplifica a revista «Vanity Fair».

Tal como na exposição, as ilustrações da autoria do cineasta – um rabiscador compulsivo ¿ que incluem esboços em cadernos e blocos de notas e, até mesmo, em guardanapos de restaurantes, servem de crónica da carreira de 40 anos do realizador.

Todas as personagens de Burton ficaram, assim registadas, com pormenores estéticos e detalhes íntimos sobre o processo criativo que o cineasta a concebê-las e representá-las da maneira que aparecem nos filmes.

A edição especial do livro «The Art of Tim Burton» conta ainda com comentários de vários colaboradores, ao longo do tempo, assinados, entre outros, por Johnny Depp, Winona Ryder, Martin Landau e, ainda, a companheira Helena Bonham Carter.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments