Baseado no post “37 bibliotecas incríveis” do Livros e Afins

10. Biblioteca Mosteiro de Melk, Melk, na Áustria

A Abadia de Melk foi fundada em 1089 e logo depois uma escola foi fundada, o que levou à formação da biblioteca no século 12. A Biblioteca Melk rapidamente se tornou um dos maiores detentores de manuscritos do mundo. A Biblioteca dispõe de um teto alto adornado com belos afrescos pintados por Paul Troger. Hoje, a biblioteca ainda é conhecido por sua coleção de manuscritos medievais e também tem uma coleção proeminente de manuscritos musicais.

09. Biblioteca Real da Dinamarca, Copenhagen, Dinamarca

É a biblioteca nacional da Dinamarca e foi fundada em 1648 pelo Rei Frederik III. A biblioteca mantém todas as obras que foram impressos na Dinamarca desde o século 17. É a maior biblioteca nos países nórdicos. Muitas obras significativas são armazenadas ali, incluindo a correspondência de Hans Christian Anderson, mapas históricos da região polar.

08. Biblioteca do Trinity College, Dublin, Irlanda

É a maior biblioteca em Dublin e cumpre muitas das mesmas funções para a Irlanda que a Biblioteca do Congresso cumpre para os Estados Unidos. A Biblioteca na verdade é composta por quatro edifícios separados, mas o mais notável é o da antiga Biblioteca do Trinity College, de 1732. A “Sala Longa” na Biblioteca Velha é uma das maiores atrações turísticas da Irlanda.

07. Biblioteca Privada Jay Walker

Jay Walker é um inventor e empresário americano que usou sua fortuna para desenvolver uma notável biblioteca privada. Walker apelidou sua biblioteca de “A Biblioteca Walker da História da Imaginação Humana.” A Biblioteca está localizada em sua casa em Connecticut e contém mais de 50.000 livros, incluindo muitas primeiras edições e itens dignos de museu. A arquitetura é um projeto multi-nível inspirado nas obras de Escher.

06. A Biblioteca e Museu Morgan, NY, NY, EUA

A Biblioteca e Museu Morgan foi criada em 1906 para manter a coleção privada de banca magnata JP Morgan. A biblioteca abrigava sua coleção de manuscritos, livros impressos, gravuras e desenhos. Há também desenhos notáveis ​​de muitos artistas, incluindo Leonardo, Raphael, Picasso, Michelangelo e Rembrandt. Ainda: pedaços de papel que Bob Dylan usou para escrever “Blowin ‘in the Wind”, desenhos conceito para o livro de Antoine de Saint-Exupéry, O Pequeno Príncipe, e um manuscrito de Charles Dickens: Um Conto de Natal.

05. Biblioteca do Mosteiro Beneditino, Admont, Áustria

A Biblioteca do Mosteiro Beneditino é a maior biblioteca de mosteiro do mundo. A Biblioteca possui 70 mil volumes. O teto da Biblioteca é composto de sete cúpulas, todas decoradas com frescos elaborados por Bartolomeo Altomonte que exibem a progressão do conhecimento humano. O projeto da Biblioteca é fortemente influenciado pelo Iluminismo.

04. Biblioteca Nacional da Suécia, Estocolmo, Suécia

A Biblioteca Nacional da Suécia é responsável por preservar todo o material impresso sueco e detém mais de 20 milhões de objetos.

03. Biblioteca Nacional Austríaca, em Viena, Áustria

Bem como a Biblioteca do Congresso, a Biblioteca Nacional Austríaca é responsável pela coleta de todas as publicações que surgem na Áustria.

02. Biblioteca da Abadia de Saint Gall, St. Gallen, Suíça

A Biblioteca da Abadia de Saint Gall é a mais antiga biblioteca na Suíça e possui cerca de 160.000 volumes. A biblioteca foi fundada por São Othmar, que fundou a abadia de St. Gall, em 719. A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência ea Cultura nomeou a biblioteca como Património Mundial em 1983.

01. Biblioteca Central de Seattle, Seattle, WA

A Biblioteca Central de Seattle foi inaugurada em 2004 e possui uma arquitetura em vidro e aço criada pelos arquitetos Rem Koolhaas e Joshua Prince-Ramus. O objetivo do projeto era fazer um espaço convidativo aberto e arejado, evitando a percepção popular de que bibliotecas são escuras e abafadas. A biblioteca pode armazenar até 1,45 milhão de livros e atende mais de 2 milhões de pessoas por ano.

Lindíssimas as bibliotecas e, com certeza, é o sonho de todo bom leitor conhece-las. Esse é o segundo post “10 bibliotecas que você deveria conhecer”, se você ainda não viu clique aqui e confira essas belezuras.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments