Publicado originalmente em A Tribuna

O estímulo à literatura por uma professora na segunda série foi fundamental para alavancar a promissora carreira de escritora de Isadora César Pacello. Hoje com 13 anos, ela já tem duas produções na bagagem. A primeira, um romance escrito em 2009, por enquanto ficará engavetada, mas a ficção “A Dimensão – a Descoberta do Universo Gêmeo” é o livro que a adolescente prodígio – dona de falas bem articuladas, desenvoltura e ciente o bastante do trabalhão que é o ofício de escrever – lança nesta sexta-feira, às 20h30, na Livraria Nobel do Shopping Piracicaba.

A obra, com apelo ao público infanto-juvenil, é centrada na protagonista Helena, uma garota de 13 anos raptada durante uma viagem e levada a uma dimensão paralela. Lá, ela descobre ser a única pessoa capaz de resolver problemas, cujas consequências seriam penosas para ambos os mundos. “Tem a ver com o equilíbrio do universo e é uma informação dada ao leitor logo no prólogo”, revela a autora.

Isadora criou um universo fantástico. Todos os elementos da literatura, nomes, estações do ano, lugares por onde andam os personagens e as tramas, são frutos da imaginação da autora. “A inspiração surge das músicas que escuto, das minhas viagens e do que leio”, conta. Ela ainda cria a partir de estudos da etimologia da palavra. “Mas sempre com fundamento, nada sem sentido”, aponta.

A produção aconteceu entre dezembro de 2009 a agosto de 2010. O ponto de partida, ressalta, foi a aprovação dos pais para ela, ainda com 11 anos, se debruçar com afinco no ofício da escrita. “Eles me perguntaram se gostaria de publicar a história, porque eu já tinha um romance de 200 páginas e não deveria deixar passar a oportunidade.” Isadora acatou tanto a iniciativa dos pais que até já está no estágio final da segunda parte de “A Dimensão”. “A história será contada em cinco grandes capítulos, cinco livros.”

A facilidade em criar e amarrar as tramas define o estilo de Isadora, típicos de uma menina de 13 anos, com pouco ou nenhum repertório para abordar relacionamentos amorosos ou relatar situações em ambientes de trabalho. “Como a história se passa mais na outra dimensão, fiquei à vontade para viajar bastante”, ela observa. O compromisso precoce com as letras, no entanto, não significa amadurecimento além da idade. “Ainda nem sei qual área seguir.”

O primeiro capítulo de “A Dimensão” está no site da autora – www.adimensao.com.br – para leitura gratuita. “Também estou no facebook, /adimensao, e no twitter, @isadorapacello, para conversar com as pessoas quanto às impressões sobre o livro.”

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments