Baseado no post “40 bibliotecas incríveis” do Livros e Afins

10. Biblioteca do Monastério de Strahov, Praga, República Checa

A Biblioteca Mosteiro Strahov, localizado em Praga, está no Mosteiro Strahov, que foi fundado em 1149. As partes principais da biblioteca são o Salão Teológico, construído em 1679, e da Câmara Filosófica concluída em 1779. O mosteiro foi ocupado pelo governo comunista, a partir de 1950, e foi transformado no Museu Nacional de Literatura. Quando o regime comunista caiu, em 1989, o mosteiro e a Biblioteca foram devolvidos à ordem religiosa, que iniciou a restauração da Biblioteca, levando à impressionante estrutura que pode ser vista hoje. A Biblioteca possui mais de 110.000 volumes.

09. Biblioteca Pública de Salt Lake, Salt Lake City, Utah

É um edifício único construído em 2003 que é resguardada por cinco paredes de vidros curvos que termina em uma claraboia de 20 mil m², no compromisso arquitetônico de focar na iluminação natural. O topo do edifício tem um jardim no terraço com árvores e flores. A Biblioteca possui mais de 500.000 livros.

08. Biblioteca Estadual de Victoria, Melbourne, Austrália

A Biblioteca Estadual de Victoria foi fundada em 1854 e detém mais de 1,5 milhões de livros. A peça central da biblioteca é a Sala de Leitura LaTrobe, um espaço octogonal com capacidade para mais de 1 milhão de livros e 500 pesquisadores ou leitores. Na ocasião da conclusão, a Sala de Leitura LaTrobe foi a maior cúpula do mundo.

07. Biblioteca do Castelo de Chantilly, Chantilly, França

É parte de uma propriedade de franceses que também inclui uma das mais importantes galerias de arte da França. A parte principal da propriedade (Grand Chateau) foi construído em 1528-1531 com o outro edifício anexo (Petit Chateu) a ser construído em 1560. O Grande Chateau foi destruída durante a Revolução Francesa e, posteriormente, inteiramente reconstruída 1875-1881. A biblioteca contém mais de 1300 manuscritos e 12.500 obras impressas, incluindo a Bíblia de Gutenberg e cerca de 200 manuscritos medievais.

06. Bibliteca do Mosteiro de Wiblingen, Ulm, Alemanha

O Mosteiro foi fundado Wiblingen em 1093 e remodelado em estilo barroco, no século 18. A Biblioteca é notável para os historiadores da arte por causa de sua rica ornamentação. Antes de entrar na Biblioteca visitantes podem ver a inscrição “Em quo omnes thesauri sapientiae et Scientiae”, que significa “Onde são armazenados todos os tesouros do conhecimento e da ciência”, uma citação perfeita para qualquer biblioteca.

05. Biblioteca George Peabody, Baltimore, Maryland

A Biblioteca George Peabody é a biblioteca de pesquisa da Johns Hopkins University e era originalmente a Biblioteca do Instituto Peabody, uma instituição que era para ser um centro cultural para Baltimore. A Biblioteca era uma parte do Instituto de 1878 até 1967 quando tornou-se propriedade da cidade de Baltimore. Acabou passando para Johns Hopkins, em 1982, onde agora detém coleções especiais da Universidade. Muitos dos títulos da coleção datam do século 19. O interior apresenta um átrio de 61 metros de altura, piso de mármore preto e branco.

04. Biblioteca da Academia Phillips Exeter, Exeter, New Hampshire

A Biblioteca da Academia Phillips Exeter é a maior biblioteca da escola secundária no mundo.

03. A nova Biblioteca de Alexandria, Alexandria, Egito

A Biblioteca de Alexandria foi a maior biblioteca da antiguidade. A nova Biblioteca de Alexandria é um memorial e uma tentativa de reconstrução. Custou US $ 220 milhões e foi concluída em 2002. Funciona como um centro cultural e contém um planetário, um laboratório de restauração de manuscritos, galerias de arte e espaço para exposições, museus, um centro de conferências e bibliotecas de nicho para crianças, adultos jovens, e cegos. Atualmente, a Biblioteca contém mais de 500.000 livros.

02. Biblioteca Herzog Augusto, Wolfenbüttel, Alemanha

Foi fundada em 1572 por um duque alemão e por volta do século 17 era uma das maiores bibliotecas da Europa. A coleção da biblioteca é de mais de 900 mil livros, mais de um terço dos quais foram impressos a partir do dia 15 ao século 18.

01. Biblioteca José Vasconcelos, Cidade do México, México

A Biblioteca José Vasconcelos tem um edifício fenomenal. O ex-presidente mexicano Vicente Fox declarou se tratar uma das construções mais avançadas do século 21. Custou quase US $ 100 milhões para construir e foi foi o maior investimento em infra-estrutura da administração Fox que durou de 2000 a 2006. O sistema de arquivamento é visualmente impressionante, como se vê na imagem, e complementado por diversas esculturas incríveis, incluindo uma pelo artista Gabriel Orozco, um genuíno esqueleto de baleia pintado.

10 bibliotecas que você deveria conhecer

10 bibliotecas que você deveria conhecer (2)

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments