Publicado na Prensa Latina

Washington, 12 dez (Prensa Latina) Cerca de quatro mil páginas com as descobertas do físico britânico Isaac Newton (1642-1727), entre elas os manuscritos de seu livro Princípios Matemáticos, foram digitalizadas e estão disponíveis na internet.

Publicado em 1687, o livro é para pesquisadores, contém o texto especializado mais importante editado, pois marcou um ponto de inflexão na história da ciência.

Nos fac-símiles digitalizados com técnica de alta resolução incluem-se seus fundamentos da física e da astronomia escritos na linguagem da geometria pura, bem como suas definições de matéria, quantidade de movimento, força centrípeta, entre outras significativas descobertas.

Os internautas poderão acessar também seus cadernos de notas, um livro de desconsiderações, e poderão conhecer detalhes sobre o complexo processo de trabalho dedicado aos cálculos matemáticos.

Promovida pela Biblioteca da Universidade britânica de Cambridge, a digitalização das obras de Newton faz parte de um projeto que consiste em aproximar os documentos históricos dessa instituição de todos os habitantes do planeta.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments