Especialista sugere três títulos importantes para quem quer abrir uma empresa

Márcio de Oliveira Santos Filho na revista

Dreamstime

Livros e óculos

Quais os livros indispensáveis para empreendedores?
Respondido por Marcio de Oliveira Santos Filho, especialista em empreendedorismo

Empreender não é tarefa fácil e não existe uma fórmula mágica que leve o seu negócio da ideia ao mercado de ações. Cada negócio tem peculiaridades próprias de foco setorial e mercado alvo, além de ser diretamente influenciado pela gestão e liderança dos executivos centrais.

Selecionei três livros que empreendedores ou investidores escreveram, contando um pouco dos desafios em suas trajetórias. Eles podem servir como inspiração a outros empreendedores, para que reflitam e extraiam os pontos positivos e negativos de cada experiência relatada.

Como fazer uma empresa dar certo em um país incerto (organizado pela Endeavor e publicado pela Editora Elsevier): este livro conta os casos de grandes empreendedores brasileiros, como Abilio Diniz, Emílio Odebrecht e Jorge Gerdau. A ideia é tirar destas histórias como eles acertaram e erraram com seus negócios. Custa cerca de 80 reais.

Criação de novos negócios (escrito por José Dornelas, Jeffry Timmons e Stephen Spinelli e publicado pela Editora Campus): o título fala sobre o processo que quase todo empreendedor passa desde a abertura do negócio até a hora de fazê-lo crescer. O livro traz exemplos e exercícios práticos para discutir o empreendedorismo. Custa na faixa de 150 reais.

A arte do começo (escrito por Guy Kawasaki e publicado pela Editora Best Seller): a obra de um dos maiores experts em inovação do mundo fala sobre os passos para o lançamento de um novo produto ou mesmo de uma nova marca. A dica é como ser ainda mais empreendedor mesmo depois do negócio operando. Custa cerca de 30 reais.

Tenha em mente que, mesmo lendo sobre erros e acertos que os outros cometeram, ao empreender você também cometerá os “seus” erros e acertos. Além dos livros citados, recomendo fortemente o vídeo abaixo:

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments