Josélia Aguiar, no Livros Etc

Às 11h de hoje, no Twitter, quem lembrou da data no mundo inglês lamentava que a expressão #worldbookday não estivesse nos “trending topics” (designação para as palavras-chave mais comentadas no momento). Quem sabe até o fim do dia.

Os ingleses e irlandeses comemoram hoje o Dia Mundial do Livro, instituído há 15 anos pela Unesco, órgão das Nações Unidas para a educação e cultura.  É festejado no mundo inteiro em  23 de abril, dia de nascimento de Shakespeare  _embora existam controvérsias sobre a data exata, assim como tudo mais, relacionada ao autor de “Macbeth”. Vários países, porém, adaptam a comemoração a seu calendário de férias, estações ou vendas.

A origem da data é bem anterior à decisão da Unesco. A primeira comemoração é inventada na Catalunha do começo do século 20 para celebrar Cervantes _cujas controvérsias natalícias têm a mesma monta que a do bardo inglês.

Do que pesquei de mais bacana ao pesquisar há pouco, este link vai levar você até o álbum que a agência de fotografia Magnum preparou sobre leitores em todo o mundo.

Vá por aqui para chegar até o site oficial em inglês.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments