Fernanda Morales no Geek

Foto: Reprodução: Ubergizmo

A Espresso Book Machine imprime um livro em apenas quatro minutos.

O que você acha de poder ter qualquer título de sua preferência e em qualquer língua em apenas quatro minutos? A Biblioteca Pública do Brooklin, em Nova York, acaba de instalar uma máquina de impressão de livros express, que permite que os visitantes adquiram várias obras em poucos minutos, a Espresso Book Machine.

A Espresso Book Machine, que tem aproximadamente um metro e meio de altura, imprime e encaderna livros em várias línguas em apenas quatro minutos e os clientes devem esperar por suas obras como quem espera por um café expresso.

De acordo com o Ubergizmo, a máquina possui um acervo de mais de oito milhões de livros, sendo dois terços dos títulos de domínio público.

A biblioteca do bairro nova-iorquino começou a estudar a aquisição de uma das máquinas no último ano, mas o alto preço – algo em torno de US$ 125 mil – iria prejudicar o orçamento da instituição. No entanto, o fabricante aceitou instalar a impressora de livros sem custo algum para a biblioteca em caráter experimental.

“Um dos trabalhos que precisamos fazer é apoiar mais a comunidade criativa”, afirmou ao Wall Street Journal Linda Johnson, presidente da biblioteca. “Eu sempre acreditei que refletir a comunidade que você serve é a melhor forma de ser grande.”

O mais interessante é que a Espresso Book Machine é capaz de ajudar novos autores a imprimirem seus títulos de forma econômica e a promoverem seu trabalho, basta o escritor preparar um arquivo digital do seu livro e a máquina faz o resto do serviço.

Ao todo existem mais de 70 máquinas impressoras de livros express espalhadas pelo mundo e a On Demand Book, fabricante da máquina, acredita que até o próximo verão (hemisfério norte) mais 30 unidades sejam distribuídas.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments