Publicado por Terra

O Museu do Louvre confirmou nesta segunda-feira (2) que fará a “revisão” da data de criação de sua obra mais famosa, a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci.

“Existe há muito tempo uma interrogação sobre a conclusão da Gioconda”, disse à Agência Efe, Céline Dauvergne, porta-voz do museu parisiense, que atualmente apresenta a restauração da Sant’ Ana, considera a última obra-prima do gênio do Renascimento.

“A revisão da data da Mona Lisa só leva em conta efetivamente esse dado”, acrescentou sobre o assunto, que circulou neste fim de semana depois da revelação da revista especializada The Art Newspaper.

O catálogo da exposição Sant’ Ana indica deste modo o período 1503-1519 como categoria de datas possível da criação da Mona Lisa. Até hoje, só se conhecia a confirmação desta variação de datas pela própria revista, mas o Louvre não havia se pronunciado a esse respeito nos últimos dias.

A publicação qualificou a mudança de datas como um fato “radical”, já que, até agora, a obra de Leonardo tinha sido datada entre os anos 1503 e 1506. A modificação foi incluída no catálogo da exposição recém aberta no Museu do Louvre, onde também se exibe a cópia da Mona Lisa do Museu do Prado, recentemente restaurada e elaborada na oficina do artista.

O quadro original recebe diariamente uma média de 20 mil visitantes e permanece em sua sala habitual do primeiro andar “por razões de segurança e de conservação”, segundo explicou uma fonte do museu na semana passada.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments