Publicado no Boa Informação

A biblioteca virtual SciELO Brasil lançou um novo portal que oferece mais de 200 títulos acadêmicos gratuitamente, sob a licença Creative Commons. O projeto, sem fins lucrativos, dá licenças flexíveis para trabalhos intelectuais. No site books.scielo.org há opções de publicações que vão desde antropologia até a área de saúde.

Os livros disponíveis no site foram publicados por editoras de universidades, como a Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O objetivo do projeto é fornecer entre 300 e 500 livros por ano.

Demografia indígenas (Foto: Reprodução)Demografia indígenas (Foto: Reprodução)

Abel Packer, um dos coordenadores do programa, explicou em entrevista  a Agência Fapesp a ideia do projeto: “Uma porcentagem significativa das citações que os periódicos SciELO fazem, principalmente na área de humanas, está em livros. E como um dos objetivos da coleção é interligar as citações entre periódicos, a ideia é também fazer isso com livros”.

As obras podem ser baixadas integralmente em PDF. Outras universidades, como a Federal Fluminense, no estado do Rio de Janeiro, também tem editoras com projetos semelhantes. A EdUFF disponibiliza para download livros que foram publicados pela editora e que não são mais impressos.

Via Link

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments