Roberto Tostes, no blog Fazendo

Nestes tempos digitais mesmo os livros de papel ainda podem encontrar novas formas de divulgar e vender, tanto por editoras quanto autores.

Este é o caso de Luis Henrique Pellanda, escritor com dois livros publicados, que colocou no ar um booktrailer, um clipe de 2 minutos, apresentando seu novo livro, “Nós passaremos em branco”.

As palavras, lidas pelo próprio autor, se misturam a imagens gráficas e uma trilha sonora que nos joga na atmosfera do livro. É filme, é literatura.

Luís criou a peça em parceria com o amigo Rodrigo Stradioto, que fez a animação e trilha sonora.

Não é uma propaganda, é mais uma recriação, como uma nova obra, como disse o próprio autor.

Este vídeo é parte também do projeto electroficção, um blog de criação coletiva onde ele e outros autores convidados pretendem explorar estas formas alternativas de mídia.

Neste site estão também trechos deste último livro em áudio, com uma leve trilha sonora ao fundo. O resultado é instigante, curioso, nos dá uma sensação de proximidade.

Pellanda diz que já usou este mesmo recurso no primeiro livro, que o investimento foi zero mas eles tem tido algum retorno, de pessoas que comentam e gostam.

Ao ser perguntado sobre a vida do escritor no Brasil, diz que ela não é fácil, assim como a vida do brasileiro em geral também não.

Para os novos escritores ele dá alguns conselhos:

“Leiam e escrevam. Mas leiam. Procurem saber o que outros estão escrevendo. Não fiquem isolados. E trabalhem bastante.”

Na velocidade e volatilidade dos tempos atuais, Luís mostra que sempre existem novas soluções para mostrar textos, contos ou trechos de romance.

Para as pessoas que acreditam em seu trabalho e criações, fica a sugestão:
Na web vale a pena mostrar o que pensamos e escrevemos, com imagens, sons, palavras e outras formas de expressão.

Só desta forma livros, de papel ou digitais, não ficarão mais limitados a livrarias, sites de venda, noites de autógrafos, bibliotecas ou meios convencionais de distribuição.

 

* Luís Henrique Pellanda é jornalista e paranaense. Escritor, jornalista, dramaturgo, roteirista e músico. Na web está nos sites Vida Breve e Rascunho Literário. Publicou livro de contos O macaco ornamental (2011) Bertand Brasil e agora em 2012, Nós Passaremos em Branco.

Para maiores informações, acesse: Nós Passaremos Em Branco.

 

Dica do Roberto Tostes

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments