Revista espanhola homenageia Jorge Amado em razão de seu centenário / Crédito:Divulgação

Publicado originalmente no Portal Imprensa

Na última terça-feira (19/6), foi apresentada a nova edição da revista cultural espanhola Turia, com o escritor Jorge Amado com protagonista, para homenageá-lo por ocasião do centenário de seu nascimento com “uma monografia repleta de inéditos”. O evento aconteceu no Instituto Cervantes de Madri, com a presença de Ana Maria Machado, presidente da Academia Brasileira das Letras (ABL).

“Amado foi não só uma referência da literatura brasileira, mas também o responsável pela imagem que de seu país tiveram muitos de seus leitores não-brasileiros”, destacou Antonio Maura, coordenador da nova edição da revista, informou a agência de notícias EFE. “Jorge Amado, como brasileiro que transcendeu fronteiras, merecia uma capa em nossa revista, que sempre apoiou a universalidade da literatura”, afirmou o diretor da revista, Raúl Carlos Maícas.

Ana Maria Machado ressaltou a “mestiçagem cultural” das obras de Amado e seu “talento e empatia” com a sociedade brasileira, caracterizada pela diversidade racial. “Na Academia, nos sentimos muito orgulhosos desta homenagem dedicada a um dos expoentes da literatura ibero-americana”, declarou a escritora brasileira.

Além deles, estiveram representantes de instituições do Governo, da comunidade autônoma de Aragón e da embaixada do Brasil na capital espanhola, que falaram sobre o homenageado.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments