Muitas vezes, quando lemos um bom livro, com personagens intrigantes e um enredo chamativo, nos perguntamos se seríamos capazes de escrever algo parecido. Como ser um grande escritor?

Publicado no Universia Brasil

imagen-relacionada

Lembre-se de que ser um grande escritor é um ofício e, portanto, a prática é essencial / Crédito: Shutterstock.com

É provável que, alguma vez, ao ler um grande livro, você tenha se maravilhado com alguma bela descrição de um espaço, ou um personagem carismático ou até uma revira-volta na trama. Diante de tanto talento, nos perguntamos: será que eu poderia escrever algo tão bom assim? Saiba como ser um grande escritor.

Primeiramente, é importante esclarecer que essas técnicas não são máginas, nem de efetividade imediata. Lembre-se de que ser um grande escritor é um ofício e, portanto, a prática é essencial.

A primeira coisa que você deve fazer é criar o hábito de escrever diariamente. Além disso, essa sessão de escrita deve ter uma meta de extensão. Por exemplo, tente escrever um mínimo de 300 palavras diárias, ou um parágrafo por dia.

O importante é que, a cada dia, sua meta seja um pouco mais desafiadora, para que você exija mais da sua mente do que ela está acostumada.

Alguns autores dizem que é bom escrever pela manhã, para se recordar bem dos sonhos, fonte de inspiração para muitos deles.

A leitura é uma ferramenta fundamental para a escrita. É importante ler obras de autores contemporâneos, nas quais você encontrará os estilos mais em voga. Mas, mais importante ainda, é ler os clássicos, pois eles oferecerão fundamentos para começar suas obras literárias.

Algum escritor praticamente imortal, como Machado de Assis ou Fernando Pessoa, ajudará a ampliar seu vocabulário e conhecimentos histórico-literários. Desta forma, você conseguirá impor maior profundidade à sua história.

Uma vez que tenha desenvolvido essas técnicas, é importante divulgar seu trabalho. Busque pessoas que você gostaria que lessem suas obras e peça a opinião delas.

Da mesma forma, tente criar laços com escritores de verdade e peça para que eles leiam seus livros. Estes avaliarão seu texto e oferecerão dicas profissionais a você. Esperamos que faça uma boa viagem ao mundo literário!

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments