Livros Concorrentes

Gabriela Nascimento, no blog Gabi Gabiruska

Na 4a. parte da série de postagens sobre “Como escrever a proposta do seu livro” para apresentar às editoras, chegou a vez de falar sobre a seção “Livros concorrentes”, seguindo a ordem proposta no primeiro post:

  • Visão geral
  • Marketing
  • Promoção do livro
  • Livros concorrentes
  • Sobre o autor
  • Sumário
  • Resumo (2 a 3 linhas) de cada capítulo
  • Capítulo da amostra

Não faltam livros concorrentes… Descubra como neutralizá-los em sua proposta de publicação

Ninguém gosta de pensar que tem concorrentes – mas você sabe que eles existem. Se você é um escritor, a sua concorrência é composta, de cara, por todos os livros presentes nas livrarias. E você terá de falar sobre eles nesta seção de sua proposta. Mas o importante aqui é descobrir como fazer isso de uma maneira que irá neutralizar a concorrência. É o que pretendo mostrar agora.

Será mais útil que você imagine os avaliadores da proposta do seu livro de uma forma amigável. Eles querem acreditar em seu livro! Sabe por quê? Porque pode ser que o seu livro renda-lhes mais dinheiro do que qualquer outro que lançaram naquele ano. Portanto, não tenha medo de falar da concorrência em sua proposta. Os editores querem conhecer os concorrentes disponíveis, até porque são eles que assinalam que há um mercado para livros como o seu. Mas eles também querem saber se seu livro será ainda melhor.

Uma boa maneira de cobrir os livros concorrentes em sua proposta é dedicar apenas uma ou duas frases para cada livro. Sua seção de livros concorrentes deve ter a aparência de um produto profissional – que não tem medo de falar deles.

Suponha que você esteja escrevendo aquele livro sobre a princesa Diana (exemplo mencionado nos posts anteriores). A maneira de tratar os seus livros concorrentes poderia ser assim:

Livros concorrentes
“A DRESS FOR DIANA” (UM VESTIDO PARA DIANA), de David Emanuel (Collins Design, 2006): esta obra aborda apenas o vestido de casamento de Diana, enquanto meu livro fala sobre o guarda-roupa inteiro da princesa e seu senso de estilo”.

Observe que o título está em todos em CAPS LOCK (caixa alta). A editora e a data estão em parênteses. Sua frase descreve o livro concorrente e também conta por que o seu será melhor. Se houver dois ou três livros concorrentes não se esqueça de falar sobre cada um deles de modo breve. E isso é tudo que você precisa fazer para obter uma típica seção dos livros concorrentes em sua proposta.

  • Diga o título e o autor do livro concorrente.
  • Dê a editora e data de publicação do livro.
  • Descreva-o brevemente.
  • Afirme que seu livro é melhor.

Tenha um pouco de ousadia. Depois de descrever o outro livro, diga apenas o suficiente para mostrar por que o mundo precisa de seu. Lembre-se, a editora quer ouvir que seu livro é melhor. Então venha a público e diga isso.

Onde encontrar os livros concorrentes?

Procure nas livrarias (pesquise nos sites da livraria Cultura, Saraiva e mesmo a Amazon). Usar a Amazon pode ser ainda mais fácil, já que lá você pode ler um resumo do livro ali mesmo. Mas olhar livrarias também é uma boa ideia, pois você pode pesquisar as prateleiras em que eles ficam. Você também pode perguntar a funcionários das livrarias se existem livros sobre o tema, como está a procura e interesse pelo gênero, etc.

Duas dicas de quem é da área:

  • Seu potencial agente literário e/ou editor certamente vão pesquisar na internet e usar a Amazon como fonte. Sempre fazemos isso, então faça-o também.
  • Ignore os livros fora de catálogo ou que não estão nas livrarias. Esses livros não competirão com o seu.

No próximo post: como apresentar-se na seção “Sobre o autor”! Fique de olho!

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments