Nayara Figueiredo, no Cidade de São Paulo

Em 2012, a Bienal Internacional do Livro chega a sua 22ª edição com o tema “Livros transformam o mundo, livros transformam pessoas” e acontece entre os dias 9 e 19 de agosto, no pavilhão de exposições do Anhembi. O evento tem credenciamento gratuito para estudantes, professores e profissionais da cadeia do livro.

São cerca de 480 expositores na Bienal que reunirá grandes editoras, livrarias e distribuidoras do país em homenagem ao centenário de Jorge Amado e Nelson Rodrigues, além dos 90 anos da Semana de Arte Moderna.

A exposição separou a curadoria em três diretrizes distintas, que se subdividem em sete pilares temáticos de programação cultural, são eles: Salão de Ideias, Deu a Louca nos Livros, #Você + Quem = ?, Espaço do Professor, Cozinhando com Palavras, Telas & Palcos e Livros & Cia. Os curadores são Antonio Carlos de Morais Sartini, diretor do Museu da Língua Portuguesa, o jornalista e escritor Paulo Markun e o jornalista e apresentador, Zeca Camargo. Autores e convidados especiais também estarão presentes.

O Salão de Ideias é um espaço de palestras e debates com um panorama sobre o universo do livro e sua relação com outros campos da cultura e atualidade. Deu a Louca nos Livros é uma área infantil com a proposta de que as crianças inventem suas histórias como autores de um livro imaginário. A temática #Você + Quem = ? foi inspirada nas experiências do jovem, com diálogos em torno de três abordagens: encontros entre leitores e autores, relatos de paixões radicais por apaixonados e vivências da adolescência. Já o Espaço do Professor é destinado à formação do professor-leitor com o incentivo ao uso de livros em sala de aula, são oficinas, palestras e encontros com educadores renomados. O Canal Futura, de televisão, apoia essa iniciativa e promoverá atrações interativas com o público.

No Cozinhando com Palavras autores chefs ministram aulas em uma cozinha cenográfica e dão um show que mescla gastronomia e literatura. Telas & Palcos é a principal temática dos homenageados, abrange encontros entre autores, cineastas, dramaturgos e artistas em geral. Jorge Amado, Nelson Rodrigues e o modernismo entram em pauta nos diálogos. E no núcleo Livros & Cia. o universo do livro é abordado em sua totalidade, desde os segredos de um best-seller até os trâmites desta área profissional.

Nesta edição a interatividade ficou maior com o auxílio das novas tecnologias. Um exemplo disto é o aplicativo para iPhone e Android da Bienal. Com eles é possível navegar pela lista de expositores, obter informações de produtos, adquirir ingressos, conferir fotos do evento, acessar o Facebook e muito mais.

A entrada terá o valor de R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia). Visitas escolares têm entrada gratuita mediante credenciamento antecipado e vão de 13 a 17 de agosto. Profissionais da cadeia do livro também podem se credenciar para obterem gratuidade no evento.

 

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments