Perequê, uma mulher lendo um bom livro, outras descansando em baixo do guarda sol, ao fundo uma praia tranquila e ainda para completar este cenário, um transatlântico parado na orla desta bela praia catarinense.

Jorge Antonio Barros, no Blog do Ancelmo Gois

O brasileiro lê em média quatro livros por ano, entre literatura, contos, romances, livros religiosos e didáticos. Deste total, ele lê 2,1 livros inteiros por ano e dois em partes. Hoje, o Brasil é composto por 50% de leitores ou cerca de 88,2 milhões de pessoas. Neste conceito, foram considerados leitores apenas as pessoas que leram pelo menos um livro, inteiro ou em partes, nos últimos três meses. Há também cerca de 50% de não-leitores. As mulheres (53%) lêem mais que os homens (43%). Para 64% das pessoas ouvidas, “ler bastante pode fazer uma pessoa vencer na vida e melhorar sua condição socioeconômica”.

Esses são os principais dados da pesquisa feita ano passado pelo Instituto Pró-Livro (IPL), com o apoio das entidades fundadoras Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares (Abrelivros); Câmara Brasileira do Livro (CBL); e Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). É considerado o maior e mais completo estudo sobre o comportamento leitor do brasileiro em todas as regiões do país.

- Muitos fatores têm contribuído para conscientizar a população sobre a importância do hábito da leitura, como a queda constante nos preços, o aumento do poder aquisitivo, principalmente da chamada nova classe média – que reflete na melhora do percentual de aquisições de obras registrado pela pesquisa, de 45% em 2007 para 48% em 2011 –, e o crescimento das novas tecnologias, como os e-books, que apresentam mais familiaridade com os jovens — afirmou a a presidente da Câmara Brasileira do Livro, Karine Pansa, que também presidente o IPL.

Agora a pesquisa virou livro que será lançado nesta quarta-feira na 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, intitulado “Retratos da Leitura no Brasil 3″, da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. O livro terá informações, tabelas e textos sobre diversos temas analisados por especialistas, baseado na 3ª Edição da pesquisa e na comparação desses resultados com o das duas edições anteriores.

foto: Internet

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments