mat4

Brasil consumiu quase 470 milhões de livros em 2011 (Imagem: Reprodução/Felipe Rau/AE)

Priscila Fonseca, no Portal Comunique-se

Estimado em 4,8 bilhões de reais, o mercado editorial brasileiro está produzindo mais, de acordo com a pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro de 2011. As editoras brasileiras estabeleceram um novo recorde de vendas para o setor, cerca de 438 milhões de exemplares foram comercializados ano passado. Com o crescimento, é comum ver jornalistas migrarem para esse mercado em busca de novas experiências profissionais.

Para quem deseja deixar a redação e ter maior contato com o mundo dos livros, as jornalistas Michelle Strzoda, diretora editorial da Babilônia Cultura Editorial, e Cristiane Costa, editora de não-ficção da Nova Fronteira, falaram sobre pontos importantes para jornalistas que querem trabalhar nesta área. Antes da mudança para o mercado editorial, Michelle colaborou com Folha de S. Paulo e O Globo, e Cristiane foi editora do ‘Caderno Ideias’ (Jornal do Brasil) e da revista Nossa História.

Com base na experiência das duas jornalistas, veja cinco dicas para ir em busca do ingresso no mercado editorial :
Foco na qualidade. O trabalho na redação é uma vitrine, as pessoas precisam olhar e admirar. Para isso, é essencial desempenhar um bom trabalho, mesmo que desejando sair da redação em que está.

Conhecimento do assunto. 90% dos jornalistas já trabalham, ou tem algum acesso, com o mercado editorial dentro do próprio veículo de comunicação em que trabalha. É preciso ter um conhecimento sobre a área de livros. Saber o assunto que mais te interessa e onde você deseja atuar de uma forma mais efetiva.

Network. Ter bons contatos é essencial. Como no jornalismo de redação, conhecer alguém que possa te indicar, ressaltar a sua competência e fazer lobby por sua contratação acaba fazendo a diferença.

Conhecer o mercado. Frequentar feiras, bienais, trabalhar como tradutor ou até mesmo publicar um livro ajudam a conseguir uma vaga em alguma editora.

Escritor… e leitor. Uma carga de leitura é essencial. Ser um bom leitor acima de tudo. Ler aumenta o vocabulário e estimula a mente.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments