Não se sinta desmotivado com leituras mais desafiadoras, elas contribuem para seu desenvolvimento. Confira 10 dicas que podem ajudá-lo

Publicado na Universia Brasil

Imagen relacionada

Durante sua formação você irá se deparar com leituras mais desafiadoras, principalmente na universidade. Isso não quer dizer, porém, que você deve se sentir menos inteligente ou motivado. Pelo contrário, é necessário encarar essa situação como uma oportunidade para aprender e se desenvolver.

 

 

Se você está com dificuldades de leitura com um livro ou capítulo que considera difícil confira 10 dicas que podem ajudar você:

 

1. Procure um padrão nos títulos e subtítulos

A maioria dos livros e dos capítulos irá progredir a partir de uma determinada evolução de ideias ou raciocínio. Procure identificar esse padrão nos títulos dos capítulos e subtítulos para que já tente entender do que o livro tratará.

 

2. Leia a introdução e reflita

Livros de não ficção ou artigos costumam ter uma introdução que traz os principais pontos a serem tratados na obra. Leia essa seção primeiro, pare e reflita procurando entender aquilo que ficou confuso antes de seguir em frente.

 

3. Leia o resumo e reflita

Muitos livros oferecem um pequeno resumono final de cada capítulo ou da própria obra. Esse material pode ajudar você a ter uma visão geral do que acabou de ler, além de oferecer os principais pontos discutidos em uma versão menor.

4. Leia o material

Depois de cumprir as dicas anteriores você estará mais preparado para ler o livro em si, já que conseguirá reconhecer com mais facilidade o que o autor quer dizer e a partir de qual linha de raciocínio ou argumentação.

 

5. Faça anotações

Não leia passivamente, a leitura ativa de um livro aumenta muito sua memorização. Isso quer dizer que você deve fazer anotações, marcar partes importantes e “interagir” com o que está escrito da maneira que melhor se encaixar com seu estilo de estudos.

 

6. Fique atento com listas

Principalmente em livros teóricos, é importante que você permaneça atento para listas. Se ler uma passagem que diz “há três efeitos principais para isto ter ocorrido, e todo são causados pelas alterações climáticas”, ou algo similar, você pode ter certeza que uma lista com os “efeitos” virá em seguida, seja na forma de parágrafos ou até mesmo como capítulos.

 

7. Use um dicionário

Se você se deparou com palavras que não entende, não seja preguiçoso! Utilize um dicionário enquanto faz a sua leitura e enriqueça seu vocabulário e entendimento do texto. Deixar de fazer isso pode prejudicar sua interpretaçãoe consequentemente suas notas.

 

8. Use livros de apoio

Muitas obras, por sua complexidade e discussão aprofundada, tornam-se assunto de debate em outros livros. Esses escritos podem ser em forma de crítica ou em versão adaptada para o melhor entendimento do leitor.

 

9. Volte e revise os pontos destacados

Quando terminar de ler o livro volte aos pontos que destacou e revise-os juntamente com as anotações que fez.

 

10. Escreva um resumo

É cientificamente comprovado que você memoriza melhor um livro quando faz um resumo do que leu. Além disso, o resumo também ajudará você a fazer uma leitura mais atenciosa para detalhes que pode ter ignorado.

 

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments