Publicado por O Globo

Malala Yousufzai disse que está se recuperando ‘dia após dia’ e anuncia a criação de uma fundação para educação

Malala Yousufzai, a jovem paquistanesa de 15 anos baleada pelo Talibã, fez sua primeira declaração desde que quase foi morta em outubro do ano passado. Em um vídeo, divulgado nesta segunda-feira, a estudante aparece falando com clareza – embora seu lábio superior esteja um pouco rígido – e diz que está se recuperando “dia após dia”.

– Essa é a minha segunda vida. É uma nova vida. E eu quero ajudar as pessoas. Quero que toda mulher, toda criança seja educada. E por isso criamos a Fundação Malala.

No sábado, Malala passou por uma cirurgia de cinco horas no hospital britânico onde foi internada para reconstruir o crânio e restaurar a audição perdida. A adolescente chamou a atenção do mundo quando foi baleada por militantes talibãs em um ônibus escolar no noroeste do Paquistão, por defender o direito à educação para as mulheres. Ela contribuía para um blog da emissora BBC, onde escrevia sobre o dia a dia das jovens em seu país e a opressão do Talibã contra a educação feminina.

Após sobreviver ao ataque, ela chegou a ser cogitada para o Prêmio Nobel da Paz de 2012, e seu pai ganhou um cargo diplomático na Inglaterra, o que dá garantias de que Malala permanecerá no Reino Unido enquanto necessitar de tratamento.

dica do Jarbas Aragão

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments