Estudantes que estavam indecisos no início do ano têm nova oportunidade.
Muitos dos cursos oferecidos oferecem menor concorrência.

Publicado por G1

1Mais de 70 instituições de ensino estão com inscrições abertas para o vestibular do meio do ano em todo o Brasil. As provas de inverno oferecem aos estudantes a oportunidade de tentar ingressar em uma boa universidade caso não tenham sido aprovado no vestibular de verão, descansar por alguns meses ou fazer um intercâmbio após o ensino médio, ou ainda se preparar mais meio ano para disputar o vestibular. Além disso, em alguns casos, a concorrência é menor.

A cada ano mais universidades optam por oferecer aos jovens a oportunidade de prestar vestibular no meio do ano. Isso se tornou uma excelente oportunidade para as instituições preencherem as vagas remanescentes do vestibular convencional.

O vestibular no meio do ano também é uma boa opção para quem estava em dúvida e enfim decidiu que curso fazer. “Agora existem as redes sociais, as pessoas devem procurar se informar, conversar com aquelas pessoas que já estão no mercado para ver se é isso mesmo que elas querem”, orienta Célio Tasinafo, diretor de um cursinho pré-vestibular.

Um diploma na mão pode fazer a diferença no mercado de trabalho. Levantamento do IBGE feito em 2011 mostrou que profissionais com curso superior tiveram salário 219% maior que na comparação com quem não tinha essa formação.

Quem investiu nos estudos, ganhou mais: o salário médio em 2011 para quem tinha o ensino superior foi de R$ 4.135,06 e para quem não tinha graduação foi de R$ 1.294,70. O levantamento mostra ainda que os homens tiveram ganhos 25% maiores do que as mulheres.

1A professora Margarida Limena, pró-reitora de graduação da PUC, participou de um chat ao vivo no site do Jornal Hoje e respondeu dúvidas sobre a escolha da carreira. Veja no vídeo ao lado.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments